Estratégia é comprar na mão dos nossos

Novembro é em Salvador. Por isso, a cidade mais negra fora do continente africano irá viver dias potentes, recebendo mais de 20 eventos produzidos por e para pessoas negras, e não há nada mais estratégico do que fortalecer a nossa comunidade, fazendo o dinheiro circular entre a mesma. É o famoso Black Money, movimento que busca contribuir com a ascensão financeira da população negra.
E para marcar esse mês, o Salvador Capital Afro selecionou cinco marcas pretas e soteropolitanas, que fazem sucesso nacional por toda criatividade e representatividade que possuem, pois não há nada melhor do que ir para os eventos produzidos pelos nossos, não é?
Mês da Consciência Negra e do nosso líder Zumbi dos Palmares, é um momento que usamos fortemente a estratégia e reflexão a nosso favor, para fortalecer e trazer o máximo de exaltação, celebração e valorização da cultura afro-brasileira na nossa cidade, por isso, é de grande importância conhecer o trabalho dos nossos artistas.

Confira abaixo cinco marcas soteropolitanas para conhecer e consumir:

Dendezeiro

Fundada em 2019 por Hisan Silva e Pedro Batalha, a Dendezeiro é uma marca baiana e soteropolitana que pode ser compreendida como um estilo de vida. Classificada como uma marca agênero, entende que as pessoas são plurais e que as roupas são formas de expressão, o que não tem gênero.
Considerada a maior marca preta do Brasil pelo site Mundo Negro, foi a primeira do país a fazer uma collab com o Instagram e também uma coleção em parceria com a banda Afrocidade, levando toda sua cultura soteropolitana em cada peça feita.
Criatividade, conforto e autenticidade são características que a Dendezeiro faz questão de ter lado a lado e, por isso, o sucesso foi conquistado desde o lançamento. A marca, que é um projeto multicultural e multiartístico, já estreou na Casa dos Criadores e também no São Paulo Fashion Week, onde realizou uma homenagem às baianas de acarajé com a coleção “Tabuleiro”.

 

Salcity Cria

A Salcity é uma grife autoral soteropolitana voltada para o slow fashion com confecção própria, que trabalha de forma independente. Fundada por Lucas Dilay, no bairro Pernambués,  a marca se encontra no mercado da moda desde 2021, trazendo uma identidade única, muito ligada à sua comunidade, e é lá que tudo acontece.
A ideia inicial da marca seria apenas um local onde Lucas gostaria de expressar sua visão da moda e gerar uma renda extra para arcar com suas despesas, mas com o tempo a Salcity se tornou sua principal fonte de renda e uma parte muito importante da sua vida. Com muita dedicação, criatividade e a ajuda de familiares e amigos próximos, a marca se fortaleceu e vem tendo grande ascensão no mercado da moda, circulando pelas ruas de Salvador. Muito envolvida com a cena cultural, a Salcity se envolve diretamente no cenário artístico baiano, vestindo diversos artistas.
Com sua arte identitária e contando com o apoio de colaboradores da sua própria comunidade, a marca busca se firmar no segmento streetwear, com sua identidade firmada nas raízes de Salvador e de seu bairro.

 

Unique

Fundada por Luana Vitoria em Plataforma, bairro do Subúrbio Ferroviário de Salvador, a Unique é uma marca de vestuário baiana de produção slow fashion. As coleções trazem tanto peças autorais como produções upcycling. O foco principal é trazer a moda como estilo de vida das pessoas e fazer com que elas se sintam únicas.
O objetivo de Luana é mostrar para o mundo, por meio das roupas, o quanto a rua é elegante, significante e inspiradora, pois foi na rua que tudo começou. Luana faz revolução através das criações que desenha e costura, dando personalidades únicas para as peças e levando criatividade, conforto e poder para as pessoas que vestem Unique.

 

Munira Oficial 

Fundada em 2019 por Daniela Munira, a marca, cujo nome em iorubá significa “brilhante e reluzente”, se inspira na potência de comunidades afro-latinas e em simbologias da cultura e da afetividade negras, além de se referenciar em tendências de moda alternativa. Sua missão é quebrar estereótipos do que é uma marca afro-baiana.
Produzindo estampas autorais, modelagens inclusivas e se comunicando de forma transparente, a Munira nasceu depois de Dani deixar para trás o curso de Ciências Sociais. Mas não bastava criar uma marca, era preciso que tivesse um propósito e incorporasse todas as pesquisas que havia feito sobre sua família de origem quilombola.
Dani define a Munira como uma marca autoral, street chic, slow fashion e black owned (criada e gerenciada por pessoas negras). “Quero resgatar a autoestima dos pretos brilhantes”, diz. Ela mesma desenha as peças e cria as estampas, muitas vezes confeccionando-as à mão, tendo como apoio uma equipe de artesãos para realizar trabalhos com miçangas, madeira, metais e outros materiais.
Hoje a Munira tem em sua trajetória passagem pelo Regeneração + SPFW para designers emergentes, participa do projeto Nordestesse e tem relevância no cenário alternativo de moda.

 

N Black

Atuante há 18 anos, a N Black é uma das marcas pioneiras do afroempreendedorismo em Salvador. A fundadora Najara cursou Design de Moda e afirma que seu trabalho é transformador, potente, político, social, resiliente e inquieto.
Ela foi a primeira marca afro a possuir três lojas em shoppings de Salvador e atualmente mantém uma loja no Shopping Paralela. Hoje, a N Black funciona também como uma loja colaborativa, a fim de ser ponte, rede e de possibilitar viabilizar marcas menores, que ainda não possuem seu espaço físico.
Najara, com o sucesso do seu empreendimento, assumiu recentemente a curadoria e gestão dos quiosques do Projeto Trilhos do Empreendedorismo, da CCR Metrô Bahia, e palestra em grandes eventos e mentorias, levando a N Black como referência estética, social e empresarial.