Engana-se quem achou que a GloboNews esperaria a chegada do novo mês para lançar sua nova programação. Nesta segunda-feira (31), o canal de notícias do grupo Globo apresentou sua nova grade matinal aos assinantes, dentre as novidades, a estreia de Daniela Lima, ex-apresentadora da CNN Brasil, no comando do “Conexão Globonews” ao lado de Leilane Neubarth e Camila Bomfim, a nova contratada da emissora foi um dos assuntos mais comentados da web, durante a exibição do programa.
Além do “Conexão Globonews”, o “Em Ponto Globonews”, assim conhecido o outro telejornal matinal da líder de audiência, também passou por mudanças significativas, em sua quarta reformulação desde o seu lançamento, o telejornal ganhou um novo formato e novo horário, exibido das 07h às 09h30, o jornal foi ao ar sob o comando da nova dupla de apresentadores.
Mônica Waldvogel já se destacava como comentarista da emissora, além de cobrir algumas férias das apresentadoras fixas do canal, aos 68 anos, ela retorna à bancada de forma definitiva após um hiato de 15 anos e, se consagra como a apresentadora mais velha e experiente do atual cenário do telejornalismo brasileiro. Ainda na atração diária, Tiago Eltz divide o telejornal com a veterana, o novo apresentador tem passagem como correspondente, onde atuou durante 5 anos em Nova York. De volta ao Brasil, Eltz foi promovido ao “Em Ponto GloboNews” após uma curta temporada no “Globo News Mais”.
“Estou há muito tempo no jornalismo, portanto, minha reflexão sempre compara experiências já vividas pelos governos, pelos projetos, pelas leis. O Tiago é mais jovem e tem outra sensibilidade com os temas contemporâneos. Traz a vivência de quem trabalhou no exterior, a geopolítica e as relações internacionais estão frescas na cabeça dele. São visões complementares, que podem ser bastante ricas para o programa”, diz Mônica Waldvogel, em entrevista ao G1, portal de notícias da Globo.
Em contrapartida, o “Em Ponto” no qual estreou sua nova roupagem, virou motivo de comentários, os telespectadores ficaram surpresos, isso porque, o novo cenário do noticioso traz uma bancada inusitada, madeirada, diferente dos padrões implantados nos telejornais da Globonews. As primeiras minutagens do jornal foram suficientes para que as cenas do mobiliário que destoa de todo cenário viralizassem na internet, sendo comentado por diversos internautas.
Na sequência do “Em Ponto Globonews”, entrou ao ar, às 09h30 seguindo até 13h, o “Conexão Globonews”, com um time completamente feminino, o telejornal pauta assuntos variados, tendo como enfoque coberturas políticas e análises econômicas. O telejornal é ancorado das três principais cidades do país. Na sede carioca, diretamente do Rio de Janeiro, Leilane Neubarth apresenta o programa, assim como no Distrito Federal o comando fica por parte de Camila Bomfim, e em São Paulo o time é reforçado pela nova apresentadora do canal, Daniela Lima.
Com passagem pela Folha de São Paulo, a âncora carrega em seu currículo uma vasta experiência política, principalmente no que se refere a furos jornalísticos, agilidade com noticiários, no quesito ‘ao vivo’, apurações durante a exibição do jornal e improviso. No início de julho, Daniela Lima decidiu encerrar em comum acordo o contrato com a CNN Brasil e assinar com a Globonews.
Hoje, durante a exibição do programa, o público reagiu com muita expectativa a chegada da apresentadora, no qual comemorou intensamente o novo feito da emissora. Na web, imagens eram comumente publicadas seguidas de mensagens de boas vindas, os internautas também não deixou despercebido até mesmo uma gafe de estreia, quando Daniela tenta se ausentar do estúdio para apurar uma informação, enquanto o comentarista Valdo Cruz estava enquadrado na tela, logo a apresentadora percebeu que estava no ar, soltou um sorriso e seguiu.
Daniela Lima estreou com pé direito, segura e profissional, foi bem recebida pelas colegas de bancada, Leilane Neubarth e Camila Bomfim.
“Segunda-feira, 31 de julho. O Conexão está no ar, com nova formação. Bom dia, Daniela. Bem-vinda a sua nova casa”, afirmou Leilane Neubarth entusiasmada durante a abertura do programa.
“Seja muito bem-vinda, minha amiga”, expressou Camila Bomfim, com a tela dividida com as demais integrantes do telejornal.
A sua chegada não só supriu com as expectativas do público, que a colocou como um dos assuntos mais comentados do twitter, desta segunda-feira, do modo que elevou a audiência da faixa matinal do canal, liderando contra seu principal concorrente, o programa da Jovem Pan.
Dados obtidos pelo jornalista Gabriel Vaguer do site F5, e replicados pelo Catado de Cultura , referentes ao PNT (Painel Nacional de Televisão) da TV por assinatura mostram que o Conexão marcou média de 0,6 ponto com pico de 0,9. A Jovem Pan ficou com 0,2 ponto, no mesmo horário, enquanto exibia o final do Jornal da Manhã, o Morning Show. A CNN Brasil, por sua vez, marcou 0,1 com o Live CNN e O Grande Debate. Enquanto a BandNews e Record News ocuparam a última posição do ranking.