Concurso eleva a visibilidade dos butecos, aumenta vendas, fomenta a criação de empregos e promove o desenvolvimento da gastronomia e do turismo na região
Com a missão de “Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz”, fazendo do “Buteco Extensão de Sua Casa”, o Comida di Buteco vai além da competição para escolha do melhor bar da cidade e do país. O concurso eleva a visibilidade dos butecos, aumenta vendas, fomenta a criação de empregos e promove o desenvolvimento da gastronomia e do turismo na região.
Consolidada como a competição nacional mais importante do segmento gastronômico, a edição 2024 do Comida di Buteco acontece em mais de 40 cidades, divididas em 25 circuitos por todo o país. No último ano a competição alcançou resultados surpreendentes e atingiu marcas históricas: foram mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos e R$ 300 milhões de impacto na cadeia produtiva do ecossistema Comida di Buteco; além de mais de 1 milhão de votos válidos em cédula de papel através das visitas e experiência nos bares.
A expectativa do concurso neste ano é levar 35 mil butequeiros aos bairros de Salvador e Lauro de Freitas, gerando um crescimento significativo na economia e consolidando a rentabilidade dos participantes, além de superar os números históricos de 2023, através da essência e culinária dos estabelecimentos participantes.
Coordenador regional do Comida di Buteco, Max Rogers ressalta o reflexo do concurso na vida dos donos e colaboradores dos butecos. “Com o concurso, muitos negócios se tornaram mais pujantes. Diversos donos de bares conseguiram mudar a infraestrutura de seus estabelecimentos, e isso impactou positivamente não só a família deles, como também os fornecedores e trabalhadores ao redor”.
O concurso visa valorizar e impulsionar toda cadeia de valor, criando uma corrente do bem, desde os ciclos de produção, fornecedores, patrocinadores e apoiadores, até a fase final da distribuição. “É muito importante frisar a longevidade que todas essas marcas acompanham o Comida di Buteco, tem patrocinador que já está conosco há 6 anos consecutivos. Ou seja, isso confirma a responsabilidade e seriedade que o projeto leva aos quatro cantos do Brasil, sempre preocupando em desenvolver o pequeno, explica Max.
Além da valorização econômica e visibilidade, a competição estimula o turismo local. Em Salvador, o concurso está espalhado em mais de 35 bairros, possibilitando que o público conheça e visite os diversos bares participantes, desde o subúrbio até a região metropolitana. “Toda a equipe se dedica a mapear a cidade, abrindo oportunidades para novos participantes, justamente para que o público acesse com mais facilidade o concurso e, de fato, tenha a experiência do Comida di Buteco, ou seja, mais bares e mais pessoas participam dessa grande festa que oferecemos no mês de abril” , conta o coordenador.
O Boteco do Araujo, localizado no bairro Baixa de Quintas no Beco do Cirilo, conta que o concurso é de extrema importância para a valorização e crescimento do estabelecimento. “Eu gosto de casa cheia e de clientes pedindo, implorando os pratos! Está sendo maravilhoso participar do Comida di Buteco, é uma coisa mágica, muita gente nova, clientes novos que vem de longe, o pessoal se junta para fazer um tour e conhecer os botecos. O concurso movimenta o comércio, faz manter o movimento que vem do início do ano da cidade! Eu sou grato por tudo que chega para a gente pelo Comida di Buteco”.
O concurso conta com Apresentação da Piraquê; Patrocínio da Santander/Getnet e Coca-Cola; Apoio da McCain, Zero Cal, Chandon e Delta; Cerveja Oficial Eisenbahn; Apoio Institucional da Abrasel, Sebrae, NEOOH, BoxNet e Sympla; e Promoção da TV Bahia/Globo.