O Cacau, além de delicioso, traz inúmeros benefícios à saúde e ao humor. Mas, essas vantagens estão associadas somente ao chocolate amargo, que tenha pelo menos 55% de cacau. A versão ao leite não possui este beneficio porque a quantidade de cacau é pequena e a quantidade de açúcar é considerável.

Foto: Mateus Pereira/Secom

Foto: Mateus Pereira/Secom

Estudos afirmam que uma xicara de chocolate  quente (com cacau em pó puro) tem quase o dobro da quantidade de antioxidantes que um copo de vinho tinto, mais que o dobro da quantidade de chá verde e quatro a cinco vezes mais do que o chá preto. As concentrações de polifenóis no cacau foram significativas, superiores ao mirtilo e amora. Por ser rico em flavonoides e triptofano, ele também aumenta a proliferação de neurônios no sistema nervoso e com o auxilio da união das substâncias como teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina, reforçam a sensação de bem-estar e ajudam a levantar o astral, a combater a depressão e a reduzir a ansiedade.

O cacau contém algumas substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que agem no cérebro fechando os receptores que pedem doce; assim fica mais fácil controlar o desejo por açúcar e manter o peso. Ele estimula a síntese do oxido nítrico; melhora o fluxo sanguíneo e elasticidade arterial; reduz a pressão arterial e  agregação plaquetária, ação que é semelhante à aspirina, e o aumento da sensibilidade à insulina, sem criar as ações antiinflamatórias em todo o corpo.

O consumo de bebida à base de cacau com elevado teor de flavanóis e procianidinas pode favorecer à saúde cardiovascular por meio do aumento dos níveis de óxido nítrico por reflexo da melhoria das funções dos vasos.

Faça em casa um delicioso shake para substituir almoço ou jantar:

– 250ml de leite sem lactose , soja, desnatado ou de vegetais

– 1 colher de sopa de cacau em pó

– 1 banana

– 1 maçã

– 1 colher de sopa de linhaça dourada

– colher de sopa de semente de chia