Uma cooperativa de Salvador que trabalha exclusivamente com tecnologias livres conquistou o primeiro lugar na categoria nacional do Prêmio Pontos de Mídia Livre, promovido pelo Ministério da Cultura (Minc). Com o projeto “Noosfero: A plataforma web livre para redes de mídias sociais, educacionais, de economia solidária e cidadania”, a Colivre, empreendimento que tem nove anos no mercado, obteve pontuação máxima no concurso e se destacou entre os 80 projetos classificados.
O resultado final do prêmio foi divulgado na quarta-feira, 18 de novembro, no site do Minc e teve o objetivo de reconhecer e apoiar financeiramente iniciativas de mídia livre nos mais diversos formatos como rádio, TV, mídias sociais, blogs e jornais.
Lançado pela Colivre em 2009, o software livre Noosfero é uma plataforma web para a criação de redes sociais autônomas com foco no compartilhamento de conteúdo. Ele permite que cada organização, instituição ou coletivo crie sua própria rede de mídia social. Possibilita ainda que cada usuário de uma rede tenha total autonomia na personalização de seus perfis e utilização da rede (desde que respeite os termos de uso) criando comunidades, site e blogs, compartilhando textos, imagens, vídeos e arquivos.
Além disso o Noosfero também é uma plataforma que foi criada para atender a uma demanda da economia solidária e possui recursos de loja virtual e inteligência econômica colaborativa. A ferramenta possibilita um nível de personalização muito grande permitindo a criação de redes sociais educacionais, redes sociais de temas variados, intranets e plataformas de participação social.