Salvador Shopping participa do mês da Consciência Negra com bate-papos, oficinas e exposição fotográfica… 

No mês em que se celebra a Consciência Negra, o Salvador Shopping participa das comemorações reunindo nomes que se destacam no cenário atual pelo engajamento no debate acerca da representatividade, nas mais diversas esferas da sociedade. O evento ocupa a pauta do Teatro Eva Herz (Livraria Cultura) nos dias 21 e 22 de novembro (segunda e terça). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas a partir deste sábado, dia 19, no local.

Bate-papos e oficinas se combinam na programação, que tem curadoria assinada por Ilka Danusa, uma das fundadoras do Instituto de Mídia Étnica, organização focada na garantia do direito à comunicação e uso das ferramentas tecnológicas por grupos socialmente excluídos, especialmente a comunidade afro-brasileira.

O primeiro bate-papo, às 15h do dia 21, propõe a discussão do tema Mulher Negra, Estética e Empoderamento, reunindo a dermatologista carioca Katleen Conceição, especialista em pele negra e famosa por atender celebridades como Lázaro Ramos e Taís Araújo, e a antropóloga baiana Naira Gomes, uma das articuladoras da Marcha do Empoderamento Crespo Bahia, que teve sua segunda edição no último domingo. A mediação fica a cargo da jornalista Jamile Menezes, diretora da Ayo Comunicação e do SoteroPreta, primeiro portal de notícias exclusivo sobre cultura negra em Salvador.

Identidades

identidades

Foto: Divulgação

No dia 22, as 14h30, os convidados se reúnem em torno do tema Representatividade Importa Sim!. O bate-papo conta com a presença da filósofa Djamila Ribeiro, colunista do site Carta Capital e do blog da editora Boitempo, atualmente secretária adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Ela ganha a companhia da produtora Noemia Oliveira e do ator Orlando Caldeira, idealizadores do projeto carioca Identidades, exposição fotográfica que traz ícones populares originalmente brancos representados por pessoas negras. É a primeira vez que os autores saem do Rio de Janeiro para falar desta experiência.

O encontro ganha a mediação da influenciadora digital baiana Monique Evelle, fundadora da Desabafo Social, plataforma que desenvolve projetos que contemplam as áreas de educação, comunicação e empreendedorismo. Considerada a nova voz do feminismo negro no Brasil, ela está entre as 25 mulheres negras mais influentes da internet no Brasil, de acordo com o site Blogueiras Negras, e figura na lista de 30 mulheres com menos de 30 anos com futuro promissor, feita pela revista Claudia e pelo portal MdeMulher, da editora Abril.

Beleza negra

Beleza e estética também têm lugar garantido nos dois dias de evento, das 12h às 14h. No dia 21, as maquiadoras Karoline Lima e Cláudia Isabele, da Afromake, recebem mulheres negras para um Curso de Automaquiagem que conta com dois momentos. Antes de partir para a prática, as participantes são inseridas no debate acerca da importância da estética como forma de empoderamento da mulher negra, bem como a importância do autocuidado, com o objetivo de resgatar a autonomia através da desconstrução de padrões de beleza.

Já no dia 22, o público participa de uma Oficina de Turbantes, sob o comando da estilista Dete Lima, diretora e uma das fundadoras do bloco afro Ilê Aiyê, e de Catarina Lima, historiadora e especialista em estudos étnicos e raciais. Juntas, elas encabeçam o Curso de Estética Afro oferecido gratuitamente pelo Ilê Aiyê, dando aulas de turbante, amarrações no corpo e trança.

Também integra a programação a exposição Sou Negro, Sou Índio, Sou Branco, Sou Brasil, que pode ser conferida entre os dias 21 e 30 de novembro, no piso L2 do Salvador Shopping (próximo à loja Oakley). Fruto da Oficina de Cidadania realizada pelo IJCPM (Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social), o ensaio fotográfico traz jovens das comunidades de Pernambués, Saramandaia e Boca do Rio, clicados pelo fotógrafo Eduardo Lubisco. Idealizada e produzida por Daniela Andrade, instrutora do IJCPM, a mostra busca ressaltar a beleza afrodescendente dos jovens e fortalecer sua autoestima.

PROGRAMAÇÃO
21 de novembro (segunda-feira)
12h às 14h – Oficina de Automaquiagem, com Karoline Lima e Cláudia Isabele
15h às 17h – Bate-papo Mulher Negra, Estética e Empoderamento, com Katleen Conceição (RJ), Naira Gomes (BA) e Jamile Menezes (BA)

22 de novembro (terça-feira)
12h às 14h – Oficina de Turbante, com Dete Lima e Catarina Lima (BA)
14h30 às 17h – Bate-papo Representatividade Importa Sim!, com Djamila Ribeiro (SP), Noemia Oliveira (RJ), Orlando Caldeira (RJ) e Monique Evelle (BA).

whatsapp-image-2016-11-21-at-13-36-33

Foto: Divulgação