Churrasqueiras de carvão, alvenaria, pré-moldada e portáteis, conheça quais as adequadas aos ambientes de casa
Uma das paixões do brasileiro é o churrasco. Esse ritual de acender o fogo, preparar os cortes e os legumes, vai além de selecionar acompanhamentos e bebidas prediletas, conecta amigos e familiares. Momentos especiais, como esse, precisam de um dia só dele, 24 de abril, Dia do Churrasco. O Home Center Ferreira Costa dá dicas sobre os tipos de churrasqueiras mais adequadas para os ambientes da casa.
Existem churrasqueiras de carvão, alvenaria, pré-moldada e modelos portáteis. Na hora da escolha, é fundamental observar a qualidade e verificar se a estrutura tem compatibilidade com o lugar da instalação. Elas se diferenciam em relação ao tamanho, material, acabamento, preço e modo de funcionamento.
Já faz tempo que a clássica churrasqueira de tijolinhos deixou de ser a única opção. As áreas de lazer e espaços gourmet contam com modelos mais modernos, como a opção embutida, cujo acabamento é feito com pastilhas, concreto, azulejos ou madeira. Além disso, há alternativas para quem mora em casas pequenas, como a churrasqueira elétrica. O morador deve avaliar cada modelo e escolher aquele que mais se adequa ao ambiente.
A portátil é a melhor opção em termos de versatilidade. Existem modelos a gás, carvão e elétrica, em tamanhos variados. Ela também é muito útil para quem viaja com frequência, já que esse tipo pode ir tranquilamente no porta-malas do carro.
A churrasqueira de alvenaria é a mais tradicional e popular no Brasil. O mais comum é vê-las construídas em concreto refratário, o que a torna mais moderna e com maiores possibilidades de acabamento, como o uso do porcelanato. A pré-moldada surgiu como uma alternativa mais econômica à versão de alvenaria. A grande vantagem é que elas já vêm prontas e basta colocá-las no local desejado.