As comunidades geek e nerd seguem influenciando os mercados de inovação e tecnologia com conhecimentos especializados

Nesta quinta-feira (25) é comemorado o Dia da Toalha (ou Dia do Orgulho Nerd), uma data originalmente criada para homenagear o escritor Douglas Adams – criador da série de livros ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’. Nesse contexto, a comunidade nerd vem ganhando cada vez mais força nos mais diversos mercados – seja na ciência, cultura pop, tecnologia, games, música e até em empreendedorismo.

O Dia da Toalha (ou Dia do Orgulho Nerd) a princípio foi criado como uma homenagem ao escritor Douglas Adams, criador da série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Com o falecimento do autor em 2001, a comunidade de fãs de ficção científica escolheram o dia 25 de maio – duas semanas após a morte do autor – e a “toalha” – um elemento icônico na série de livros do autor – como uma forma de homenagear toda a obra e demarcar também o Dia do Orgulho Nerd.
Segundo Júlia Chagas, diretora de marketing da Alura, avanços tecnológicos e a expansão do mercado de entretenimento serviram para catalisar o crescimento da comunidade nerd e levaram à uma valorização do conhecimento especializado – os olhos do mundo novamente se voltam aos nerds.

 
 Ser nerd agora é sinônimo de paixão, conhecimento especializado e habilidades técnicas em áreas como tecnologia, programação, empreendedorismo e cultura pop.  Além disso, a tecnologia facilitou a disseminação de informações e a formação de comunidades online, permitindo que os nerds se conectassem, compartilhassem conhecimentos e encontrassem pessoas com interesses semelhantes. Essa interação possibilitou a criação de espaços onde a expertise e o conhecimento especializado são valorizados, fortalecendo essa a imagem positiva.”, completa a executiva.
Dessa forma, a Alura, maior ecossistema de ensino em tecnologia do Brasil, realizou um mapeamento para compreender quem é o Nerd moderno e como ele se insere no setor de tech.

Perfil geral do Nerd

  • Idade:

  • 20% entre 18 e 24 anos

  • 52% entre 25 e 34 anos

  • 22% entre 35 e 44 anos

  • 9% entre 45 e 54 anos

  • 1% +64 anos

  • Estado:

  • 42% do Estado de São Paulo

  • 9% do Estado do Rio de Janeiro

  • 6% do Distrito Federal

  • 6% do Estado do Paraná

  • 4 % do Estado da Paraíba

  • Hobbies

  • 86% aficionados por computadores de alta performance

  • 54% fãs de séries de ficção científica ou fantasia

  • 66% fãs de filmes de ficção científica ou fantasia

  • 47% são fãs de heavy metal

  • 22% fazem compras como hobby

  • Personas

  • Persona 5: (14% dos entrevistados)

35-44 anos; público masculino; gamers casuais; entusiastas de notícias de entretenimento;

Afinidades únicas: beauty mavens; entusiastas de DIY (Do It Yourself); fãs de quadrinhos e animação; donos de gatos; fãs de filmes familiares.

  • Persona 4: (14% dos entrevistados)

18-24 anos; público masculino; fãs de futebol; fãs de jogos de aventura e estratégia;

Afinidades únicas: fãs de Basquete; fãs de games de esporte; frequentemente participam de eventos ao vivo; entusiastas de health & fitness.

  • Persona 3: (15% dos entrevistados)

18-24 anos; fãs de Heavy Metal, indie rock e rock alternativo;

Afinidades únicas: Entusiastas de jazz; fãs de Blues; entusiastas por cozinha; fãs de Rap e Hip-hop.

  • Persona 2: (27% dos entrevistados)

25-34 anos; público masculino; entusiastas de computadores de alta performance; fãs de jogos de aventura e estratégia.

Afinidades únicas: Fãs de jogos de corrida e simuladores; fãs de música eletrônica; ãs de indie rock e rock alternativo; audiófilos; fãs de Role Playing Games (RPG);

  • Persona 1: (28% dos entrevistados)

25-34 anos; público feminino; profissionais de negócios; fãs de séries de drama;

Afinidades únicas: Entusiastas de Decorações de Casas; entusiastas de fotografia; adeptos de viagens de luxo e viagens em família; fashionistas.