As comunidades geek e nerd seguem influenciando os mercados de inovação e tecnologia com conhecimentos especializados
Nesta quinta-feira (25) é comemorado o Dia da Toalha (ou Dia do Orgulho Nerd), uma data originalmente criada para homenagear o escritor Douglas Adams – criador da série de livros ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’. Nesse contexto, a comunidade nerd vem ganhando cada vez mais força nos mais diversos mercados – seja na ciência, cultura pop, tecnologia, games, música e até em empreendedorismo.
Perfil geral do Nerd
-
Idade:
-
20% entre 18 e 24 anos
-
52% entre 25 e 34 anos
-
22% entre 35 e 44 anos
-
9% entre 45 e 54 anos
-
1% +64 anos
-
Estado:
-
42% do Estado de São Paulo
-
9% do Estado do Rio de Janeiro
-
6% do Distrito Federal
-
6% do Estado do Paraná
-
4 % do Estado da Paraíba
-
Hobbies
-
86% aficionados por computadores de alta performance
-
54% fãs de séries de ficção científica ou fantasia
-
66% fãs de filmes de ficção científica ou fantasia
-
47% são fãs de heavy metal
-
22% fazem compras como hobby
-
Personas
-
Persona 5: (14% dos entrevistados)
35-44 anos; público masculino; gamers casuais; entusiastas de notícias de entretenimento;
Afinidades únicas: beauty mavens; entusiastas de DIY (Do It Yourself); fãs de quadrinhos e animação; donos de gatos; fãs de filmes familiares.
-
Persona 4: (14% dos entrevistados)
18-24 anos; público masculino; fãs de futebol; fãs de jogos de aventura e estratégia;
Afinidades únicas: fãs de Basquete; fãs de games de esporte; frequentemente participam de eventos ao vivo; entusiastas de health & fitness.
-
Persona 3: (15% dos entrevistados)
18-24 anos; fãs de Heavy Metal, indie rock e rock alternativo;
Afinidades únicas: Entusiastas de jazz; fãs de Blues; entusiastas por cozinha; fãs de Rap e Hip-hop.
-
Persona 2: (27% dos entrevistados)
25-34 anos; público masculino; entusiastas de computadores de alta performance; fãs de jogos de aventura e estratégia.
Afinidades únicas: Fãs de jogos de corrida e simuladores; fãs de música eletrônica; ãs de indie rock e rock alternativo; audiófilos; fãs de Role Playing Games (RPG);
-
Persona 1: (28% dos entrevistados)
25-34 anos; público feminino; profissionais de negócios; fãs de séries de drama;
Afinidades únicas: Entusiastas de Decorações de Casas; entusiastas de fotografia; adeptos de viagens de luxo e viagens em família; fashionistas.