samba_bahia_bahianalupa

2 de dezembro de 1940. Foi nessa data, há exatos 74 anos, que o sambista Ary Barroso (mineiro radicado no Rio de Janeiro), visitava Salvador pela primeira vez. Até aí nada demais, salvo por um curioso detalhe: o consagrado compositor havia criado, alguns anos antes, o samba “Na Baixa dos Sapateiros”, uma verdadeira ode à Bahia – onde à época ele sequer havia pisado ainda.

Para homenagear Barroso, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa instituiu o 2 de dezembro como o Dia Nacional do Samba, a fim de marcar a data em que o compositor visitou a Bahia pela primeira vez.

E como até o “poetinha” Vinícius de Moraes (nascido no Rio) reconheceu em seu Samba da Bênção que o mais brasileiro dos gêneros musicais nasceu na Bahia, o Bahia na Lupa selecionou 10 clássicos compostos por artistas baianos, de Riachão e Ederaldo Gentil até o saudoso “ministro” Batatinha. A lista abaixo, contudo, serve apenas como uma boa amostra, pois há muitas outras canções feitas na “Boa Terra” que também merecem ser lembradas. Confira:

1 – DIREITO DE SAMBAR – BATATINHA 

2 – BRASIL PANDEIRO – ASSIS VALENTE

3 – ILHA DE MARÉ – LUPA E WALMIR LIMA

3 – RETRATO DA BAHIA – RIACHÃO

4 – ESQUECE A TRISTEZA – EDERALDO GENTIL

5 – IJEXÁ – EDIL PACHECO

6 – OXÓSSI – ROQUE FERREIRA

7 – VERDADE – NELSON RUFINO

8 – MARACANGALHA – DORIVAL CAYMMI

 9 – HORA DA RAZÃO – BATATINHA

10 – CADA MACACO NO SEU GALHO – RIACHÃO