Mais uma etapa do Programa de Contenção de Encostas, em Salvador, é o destaque da edição do programa Digaí, Governador!, veiculado nesta terça-feira, 14 de julho. Rui Costa afirma que, durante a semana, ele assina ordens de serviço para obras em diversas encostas “para melhorar a segurança da população e, portanto, salvar vidas”. De acordo com o governador, serão autorizadas obras com a destinação de recursos, nesta etapa, de R$ 4 milhões do investimento total de R$ 156 milhões.
“[São] 98 encostas [em] que nós estamos executando [obras], em parceria com o governo federal”. Segundo Rui, na quarta e quinta (15 e 16), e também nos próximos dias, assina novas ordens de serviço “para garantir que vidas humanas não se percam [em] desabamentos”.
Entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Simões Filho, reunião de governadores da região Nordeste, Pacto pela Vida e ações na área de educação, no município de Ribeira do Pombal, também são abordados no programa de rádio.
O governador cita a sua ampla agenda da semana iniciada, nesta segunda (13), com a inauguração do condomínio Residencial Bela Vista II, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde 840 famílias vão passar a viver na casa própria.
Reunião de governadores
Outro assunto da edição é a reunião dos governadores dos estados nordestinos, que acontece na sexta-feira (17) no Piauí. Segundo Rui, “iremos conversar sobre a questão da Previdência Social, que é um grave problema dos estados brasileiros, não só dos estados nordestinos”.
O plano do governo federal para o nordeste brasileiro, na área de ciência e tecnologia, também está na pauta do encontro. “Vamos conversar sobre o desenvolvimento regional com o ministro Mangabeira Unger e sobre um assunto, que é absolutamente relevante, a segurança pública”, adianta o governador.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia e a Secretaria Nacional de Segurança Pública vão estar presentes no evento. De acordo com ele, “nós, governadores do Nordeste, vamos apresentar ao governo federal nossas propostas de interação, de integração da política nacional de segurança, com a ação nos diversos estados do Nordeste”.
Pacto pela Vida
Em relação ao programa estadual Pacto pela Vida, que une ações sociais e comunitárias de segurança, o governador diz que “estamos [solicitando] o apoio do governo federal […] para ampliar o monitoramento por câmeras em várias cidades da Bahia”. Ele cita ainda o pleito de maior rigor e de legislação mais rígida “para fazer com que as instituições financeiras, os bancos, façam investimento na área da segurança bancária”.
Rui afirma que existe tecnologia disponível para prevenir os ataques aos terminais bancários, “e nós entendemos que os bancos devem [colaborar e aplicar] nos terminais bancários as tecnologias disponíveis que dificultam ou impedem o roubo em terminais eletrônicos”.
Ribeira do Pombal
Ao falar da viagem ao município de Ribeira do Pombal, situado no nordeste baiano, na quinta-feira (16), o governador fala de várias ações na área de educação. Na cidade, a agenda inclui inauguração de creches, visita a escolas, encontro com os prefeitos da região, além do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. “É a minha pregação porque eu acredito que, com esse pacto, podemos transformar e melhorar o desenvolvimento da Bahia e a educação do nosso estado”.