A presidenta Dilma Rousseff dialogou com lideranças da comunidade Rio dos Macacos, sobre o drama que ainda enfrentam. A chefa da nação afirmou que está acompanhando o caso e que vem negociando junto à Marinha do Brasil um acordo para solucionar a questão pela posse da terra.
A atenção da presidenta ocorreu após abordagem dos quilombolas, na visita que Dilma fez à Salvador para anunciar investimentos para mobilidade urbana para a Região Metropolitana, nesta semana.
A comunidade reivindica a publicação do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), feito pelo Incra, que atesta que o território em que vivem há quase um século se trata mesmo de quilombo.
O preside a Frente Parlamentar pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, da Câmara, deputado federal Luiz Alberto (PT/BA), que e estava presente no encontro e foi chamado pela presidenta para acompanhar a conversa, ressaltou a importância de ação da comunidade e reafirmou o compromisso com as negociações: “Acreditamos que a presidenta vai nos ajudar e encontrar uma negociação para que consigamos avançar neste processo”.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR