No dia 05 de outubro, mais de 141 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para eleger os governadores de seus estados. De acordo com o TSE, 171 candidatos vão concorrer a 27 vagas de governador – com uma concorrência de 6,3 candidatos por vaga. Na Bahia, os seis candidatos disputarão os votos dos 10.117.415 eleitores do estado aptos a votar, o que equivale a um crescimento de 6% em relação as eleições de 2010, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
Nas eleições deste ano, cinco cargos estão em disputa. Além de governador, o eleitor brasileiro poderá eleger presidente, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal).
De acordo com a Justiça Eleitoral, dos 171 candidatos ao governo dos estados, 42 (24,5% do total) tem entre 50 e 54 anos e 79,5% (136) concluíram curso superior. A profissão mais comum entre os candidatos é a de advogado. O partido que mais indicou candidatos aos governos estaduais é o PSOL (27), seguido pelo PMDB (18) e pelo PT (17).
O governador do estado é a autoridade máxima do Poder Executivo local. Além das funções burocráticas, como sancionar, promulgar leis e nomear os secretários, o governador deve formular políticas públicas para melhorar a vida da população nas áreas de saúde, educação e saneamento, por exemplo.
Na Bahia, de acordo com o TRE-BA, seis políticos solicitaram, até o último dia 05 de julho, registro de candidaturas. São eles: Lídice da Mata e Souza (PSB), que almeja concorrer pela coligação “Um Novo Caminho para a Bahia”; Marcos Antonio Guimarães Mendes, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL); Paulo Ganem Souto (DEM), pela coligação “Unidos pela Bahia”; Renata Mallet Guena, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU); Rogério Tadeu da Luz (PRTB), da coligação “Por uma Bahia Livre e Justa”; e Rui Costa dos Santos (PT), pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”.
Conheça breve perfil dos candidatos:
Da Luz, 48 anos, analista de sistemas, é pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro). Natural do município de Jundiaí, em São Paulo, Rogério Tadeu da Luz, o Da Luz, nasceu em 1968 e é analista de sistemas. Concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2002, quando tentou uma vaga como Governador da Bahia. Em 2004 disputou uma vaga à Prefeitura de Salvador, mas como em 2002, não obteve a vitória.
Antes de entrar para o PRTB, foi filiado ao PSDC (Partido Social Democrata Cristão) e ao PMN (Partido da Mobilização Nacional). Em 2012 concorreu novamente como Prefeito de Salvador, mas os 20.143 votos alcançados, não foram suficientes para obter a vitória.
Lídice, 58 anos, senadora, é pré-candidata ao cargo de Governadora da Bahia pelo PSB. Nascida em 1956, na cidade baiana de Cachoeira, Lídice da Mata e Souza é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia. Deu início a sua carreira política em movimentos estudantis, e chegou a ser a primeira mulher presidente do Diretório Central dos Estudantes da universidade em que estudou.
Foi eleita em 1982 Vereadora de Salvador, e logo depois se candidatou ao cargo de Deputada Federal, quando terminou novamente vitoriosa. Na Câmara Municipal de Salvador, criou o primeiro conselho de defesa dos direitos das mulheres no Estado, um dos primeiros do Brasil, o Conselho Municipal da Mulher de Salvador.
Marcos Mendes, 49 anos, bancário, é pré-candidato ao cargo de Governador da Bahiapelo PSOL. Marcos Antonio Guimarães Mendes nasceu em 1965 na capital baiana de Salvador, é formado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Meio Ambiente, pós-graduado em Gestão Pública Municipal e Governamental e mestre em Geologia Ambiental.
Iniciou sua vida política ainda como estudante, militando no movimento estudantil. Concorreu ao primeiro cargo eletivo em 2006, como Deputado Federal. Foi candidato a Vereador por duas vezes, em 2008 e em 2012, nas eleições de 2010 disputou o cargo de Governador e apesar de não ter sido eleito, alcançou 31.705 votos válidos.
Paulo Souto, 70 anos, geólogo, é pré-candidato ao cargo de Governador da Bahia pelo DEM. Natural do município baiano de Catité, Paulo Ganem Souto nasceu em 1943, é formado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia e tem doutorado pela Universidade de São Paulo. Foi nomeado superintendente da SUDENE em 1987 e ocupou cargos importantes durante o mandato de Antônio Carlos Magalhães, o ACM. Em 1991 foi eleito Vice-Governador da Bahia na chapa de ACM e foi eleito seu sucessor em 1994.
Em 1998 foi eleito Senador participando da primeira prisão de um Juiz de Direito na história do país, Souto foi responsável pela reunião de provas que prenderam por crime de corrupção o juiz Nicolau dos Santos Neto e a cassação do mandato do Senador Luís Estevão. Em 2002 foi eleito novamente Governador do Estado da Bahia.
Renata Mallet, 32 anos, bancária, é pré-candidata ao cargo de Governadora da Bahiapelo PSTU. O nome da atual presidente do partido na capital Salvador foi lançado para disputar o Governo do Estado no final de junho deste ano. Quem entrará como vice na sua chapa será o professor Carlos Nascimento e ao invés de apresentar um candidato ao Senado, apoiarão a candidatura de Hamilton Assis do PSOL.
Natural da capital Salvador, na Bahia, Renata Mallet Guena nasceu em 1981 e é bancária. 2014 não será sua estreia como candidata a um cargo eletivo, há dois anos tentou uma vaga na Câmara Municipal da Salvador, mas os 1.225 votos não foram suficiente para alcançar a vitória.
Rui Costa, 51 anos, deputado federal, é candidato ao cargo de Governador da Bahia pelo PT. Nascido em 1963 na capital do Estado, Salvador, Rui Costa dos Santos é formado em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou sua carreira política participando no movimento sindical ainda na década de 80 ao lado de Jaques Wagner, quando chegou a dirigir o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica (Sindiquímica).
Na mesma época, fez parte da introdução e construção do PT na Bahia, partido no qual é filiado desde 1982. Em 2000 foi eleito Vereador de Salvador pela primeira vez, sendo reeleito logo em seguida. Em 2007 foi nomeado Secretário de Relações Institucionais durante a gestão de Jaques Wagner. Em 2010 alcançou uma vaga na Câmara dos Deputados e dois anos depois assumiu o cargo de Secretário-Chefe da Casa Civil da Bahia no segundo mandato de Jaques Wagner.
*Com informações EBC/TRE-BA/Portal Eleições 2014