Durante o Fórum Econômico Mundial, o ator americano Leonardo DiCaprio anunciou que irá doar US$ 15 milhões para projetos de proteção ambiental. Na cidade suíça de Davos, ele declarou “um basta” e afirmou que “a história irá mostrar os culpados pela devastação” do meio ambiente.

DiCaprio é também Mensageiro de Paz da ONU, com foco nas questões ambientais. Em Davos, ele criticou as grandes companhias mundiais de gás e de petróleo, por serem, nas palavras do ator, “gananciosas e contribuírem para a mudança climática”.

Reconhecimento
Ele falou para uma plateia formada por chefes de Estado, ministros e líderes da indústria, e fez um apelo por ação urgente em prol do clima. No Fórum Econômico Mundial, DiCaprio recebeu um prêmio pelos trabalhos que faz no campo ambiental.

Ao receber a distinção em Davos, o Mensageiro da Paz da ONU afirmou “que não se pode permitir que as empresas de gás e de petróleo determinem o futuro da humanidade”.

Evidências
Na opinião de Leonardo DiCaprio, essas companhias têm “interesse financeiro em manter a destruição e negam as evidências da mudança climática”.

O ator, indicado ao Oscar 2016 por sua atuação em “O Regresso” aproveitou para elogiar o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, por seu apoio a um futuro de “emissões zero” de gases que causam o efeito estufa.

(Por Leda Letra, da Rádio ONU)