A montagem é uma produção Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro, e traz as vozes de artistas renomados como Reynaldo Gianecchini. Tânia Alves, José Loreto e Mateus Solano, entre outros

“Bichos Dançantes”, novo espetáculo infantil da Focus Cia. de Dança (RJ), ganha apresentação única no Teatro Jorge Amado – Salvador, por meio do patrocínio da Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, no dia 30 de abril às 17h. O trabalho, que estreou em setembro no Rio de Janeiro é o primeiro espetáculo infantil da Cia. Com direção, texto, concepção e coreografia de Alex Neoral, a obra conta com vozes de grandes artistas, como Reynaldo Gianechini, Lucinha Lins, Evelyn Castro, Gabriel Leone, José Loreto e Mateus Solano, entre outros.

O espetáculo
A criação de um espetáculo direcionado ao público infantil era desejo antigo de Alex Neoral, diretor artístico e coreógrafo da Focus Cia de Dança. E assim, através da Chamada Petrobras Cultural de Artes Cênicas para Crianças, como mais um desafio cumprido com excelência pela companhia, nasceu “Bichos Dançantes”, com o intuito de reforçar o comprometimento com a comunicação e um maior acesso de todos à arte.

Este trabalho é um convite ao entretenimento para crianças de todas as idades, de 0 a 100 anos, e é também uma oportunidade de compartilharem um momento lúdico e de aprendizado através da arte e da dança.

O espetáculo é uma aventura onde oito bichos se deparam com um desejo em comum e recebem um desafio de Elisa, uma jabuti que completa 100 anos e quer fazer dessa data tão especial algo inusitado. A partir disso, os 14 personagens desenham uma jornada cheia de mensagens e pensamentos que serão absorvidas tanto por crianças quanto por adultos. O texto é de autoria do próprio Neoral e virou livro pela editora Cobogó, à disposição para compra no dia da apresentação no Teatro Jorge Amado.

As vozes dos personagens aparecem em off dubladas por grandes artistas brasileiros. São eles: Lucinha Lins (Elisa, a jabuti aniversariante), Reynaldo Gianecchini (Lauro, o coelho sabichão), José Loreto (Dalton, o cavalo destemido), Mateus Solano (Felício, o macaco astuto), Juliana Alves (Shirley, a bailarina cisne), Fernanda Abreu (Vitória, a água-viva descolada), Gabriel Leone (Paixão, o peixe apaixonado), Evelyn Castro (Janair, a barata carente), Tânia Alves (Suely, a coruja protetora), Bianca Byington (Esperança, a inocente esperança), Vilma Melo (Cordélia, a galinha maternal), Jefferson Schroeder (Alberto, o cão inquieto), Paula Raia (Tuim, o passarinho cantante) e Pedro Lima (Vento, o poderoso vento). Essas potentes vozes são interpretadas pelos corpos dos bailarinos da Focus Cia de Dança, que dão vida a esses personagens, formado por Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni, Vitor Hamamoto e Wesley Tavares.

As músicas são compostas pela dupla TUIM, Felipe Habib e Paula Raia, com letras e arranjos todos originais, criados especialmente para o projeto. As canções e a trilha incidental complementam a narrativa, que mistura humor, alegria, questionamentos e
muita diversão.

Sobre os figurinos e visagimo, Alex Neoral explica: “Buscamos nos figurinos e no visagismo algo que siga a linha das obras da Cia, mesmo entrando nesse universo infantil. Não queria algo óbvio e caricato. A busca foi algo mesmo que direto e identificável, ter uma leitura contemporânea e sofisticada. Conseguimos! Através do olhar da figurinista Ursula Félix e do visagista Daniel Reggio, as crianças e adultos conseguem ler os animais no palco, porém sem ser primário na concepção e sim abusando da criatividade e da beleza visual. Surpreendente!”.

“Bichos Dançantes” é uma oportunidade para avivar nossas crianças interiores e constatar que o desafio de Elisa – que na verdade todos nós procuramos – está mais perto do que imaginamos. “Ao dançar e cantar, os bichos nos despertam para a felicidade no tempo presente, que ela não está somente no futuro, à frente, e sim do nosso lado, no aqui e agora”, comenta Neoral.

Serviço
BICHOS DANÇANTES | Focus Cia de Dança
Data: 30 de abril | sábado
Horário: 17 horas
Local: Teatro Jorge Amado – Av. Manoel Dias da Silva, 2177 – Pituba
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: www.sympla.com.br | 40,00 inteira / 20,00 meia

Desconto de 50% na compra de até dois ingressos para os colaboradores
da Petrobras (mediante apresentação do crachá)