Com primeira edição esgotada, chegou a vez da capital baiana receber o lançamento da obra que relata depoimentos emocionantes de mulheres que sussurram seus segredos através da autora.
Do Amor e do Amar: histórias de mulheres reais como você, esse é o nome do primeiro livro de contos da escritora caetiteense, Ana Marice Ladeia. O lançamento, em Salvador, ocorreu nesta quinta-feira (07), na antiga Faculdade de Medicina da Bahia, e a autora conversou com exclusividade com o Catado de Cultura. A obra, com a primeira edição esgotada, revela a escritora, traz relatos de diversas mulheres, remetendo-se a compreensão da importância da personalidade feminina na sociedade.
“Não espere um texto clichê e de lugares-comuns”, esse é um dos lemas fundido pela autora no livro. Por meio de uma narrativa hábil e autêntica, que consegue extrair o extraordinário do cotidiano com um olhar apurado, treinado para traduzir o não óbvio. As histórias ganham vida, com depoimentos reais de mulheres , trilhas sonoras, paralelos com os quais o público aos poucos se identifica, como se tornasse verdadeiros amigos e confidentes de Ana Marice.
A autora do livro que também é formada em medicina decidiu escrever a obra durante a pandemia, pensado como um presente que daria a si mesma ao completar 60 anos, no ano de 2021. O sonho de escrever vem desde a infância, quando já se demonstrava aplicada e íntima com as palavras. Durante sua vida acadêmica, a literatura foi deixada de lado, por conta das responsabilidades extensas, e da exacerbada capacidade mental que demanda um estudante da área de saúde.
No entanto, a medicina que porventura um dia a separou dos livros, também uniu, pois foi a principal responsável por ter contato direto com as pessoas, sistematizando um conhecimento cognitivo, além de desenvolver à ação de ouvir o ser humano, o mecanismo que ajudou na construção de elos responsáveis pela coleta de informações de mulheres, o primeiro passo para o desenvolvimento de sua obra.
“É um livro que fala, conta histórias de mulheres, após eu ter ouvido seus depoimentos, isso é feito de uma forma empática, sem críticas, conta histórias de mulheres reais, que refletem outras. Eu quero que meu livro seja lido e que as pessoas que o leiam sejam tocadas, se identifiquem com aquilo que está sendo lido”, afirmou Ana Marice.
O Livro traz a reflexão de como a mulher não necessariamente deve ser, mas aquilo que ela é, a importância dela na sociedade. Como a própria escritora menciona sucintamente, são histórias reais de mulheres que estão em todos os lugares, que dão voz a pessoas do sexo feminino, a interpretação não de julgar, mas sim, compreender de forma empática a vida delas e o quanto elas representam uma comunidade que precisa ser ouvida.
A autora
Ana Marice Teixeira Ladeia, nasceu em Caetité, Bahia, Brasil, em 8 de julho de 1961. É médica, cardiologista, doutora em Medicina Interna e professora universitária. Leitora voraz desde a infância, época que já escrevia poesias, peças de teatro e mesmo romances jamais publicados. Como um presente para si própria, liberta sua vocação natural com a publicação do seu primeiro livro de contos.