O município baiano que faz divisa com Minas Gerais é destaque na premiação com o monólogo musical “Flor D’água, Mulher Rio”, finalista em duas categorias

Entre as 52 peças de teatro e performances concorrentes ao Prêmio Bahia Aplaude, o espetáculo Flor D’água, Mulher Rio recebeu duas indicações e mostrou que o interior baiano também é uma grande potência do teatro nacional. Original de Carinhanha, município localizado a 787,4 km de Salvador, próximo da divisa com Minas Gerais, o espetáculo está concorrendo nas categorias de Melhor Atriz e Categoria Especial (composição e trilha sonora), ambas para Sibelle Lélis.

O enredo trata do surgimento da Flor D’água, uma mulher idosa que personifica a própria água, diretamente das profundezas do rio São Francisco. Em um monólogo dinâmico e musical, a senhora transfigura-se em outras mulheres do profundo sertão baiano, que apresentam suas histórias, dramas e vivências. A narrativa tem completa autoria de sua intérprete e atriz carinhanhense, Sibelle Lélis, que, em um solo, povoa a cena com facetas ribeirinhas que refletem personagens femininas reais, dentro do contexto histórico de Carinhanha.

Para Sibelle Lélis, a indicação corresponde a uma abertura de caminho, por se tratar de um espetáculo totalmente artesanal produzido em um município pouco conhecido do interior da Bahia, tanto em aspectos culturais quanto geográficos.

“A temporada foi realizada em uma escola pública, não há teatro ou equipamento cultural convencional em Carinhanha. Nossa plateia inicial era formada por pessoas que nunca tinham assistido a um espetáculo, como pescadores, quilombolas e moradores das agrovilas. Então, ter essa percepção de fora é muito gratificante”, revela Sibelle.

“Eu já me sinto premiada por ver como algo que estava dentro da lata, no papel, tem a força de sensibilizar tantas pessoas. O que mais me comoveu foi a reação forte do público. Eu dou voz a histórias de mulheres que estão em mim e que passaram por questões como violência doméstica, e isso é muito significativo”, explica a indicada ao Prêmio Bahia Aplaude.