No mês da dança a Cia. de Dança Robson Correia, que integra o Instituto de Formação em Arte (IFA), mais uma vez retorna à cena cultural baiana e apresenta ao público a exposição fotográfica ‘Passos da Cia’. Ano V, com o tema: Sinuosidade da sobrevivência dos corpos iaôs na Pandemia da Covid-19, nos caminhos de Ogum e Oxum. A mostra é aberta ao público e acontece no período de 05 a 30 de abril, das 9h às 19h, no foyer do Teatro Espaço Xisto Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador.

A exposição, que conta com 52 imagens dos fotógrafos André Frutuôso e Fabrício Rocha, dos trabalhos coreográficos ‘Ojú Omin’ e ‘Ogum’, idealizados pelo curador da exposição e coreógrafo Robson Correia, apresenta ao público a memória fotográfica das ações realizadas pelo elenco da Cia. de Dança Robson Correia no ano anterior.

Fotos: André Frutuôso e Fabrício Rocha

“A pandemia foi um momento em que houve a necessidade de nos reinventarmos. Adaptei as obras coreográficas, transformando-as em uma mostra videográfica e buscamos locações condizentes ao contexto das apresentações. Assim, filmamos o espetáculo ‘Ójú Omin’ nos parques de Pituaçu, Abaeté, São Bartolomeu e Dique do Tororó, e ‘Ógum’, numa fábrica de ferragens. Por meio das plataformas digitais conseguimos fazer com que a arte chegasse a diversos lares e lugares inimagináveis”, observou Robson.

Para André Frutuôso, que já acompanha a Cia. Robson Correia a mais de 10 anos, em espetáculos nacionais e internacionais, desta vez os registros foram diferenciados. “Os palcos da Cia. Robson Correia passaram a ser os parques de Salvador, sem coxia e sem luz cênica. A dança era feita em lugares que funcionavam como cenários, e estas locações, por sua vez, tinham relação com a história das divindades africanas. Retratar essa plasticidade de movimento foi muito interessante e me fez sair da zona de conforto”.

Fotos: André Frutuôso e Fabrício Rocha

Já Fabrício Rocha, destacou que ao fotografar a apresentação do espetáculo ‘Ogum’, em meio aos andaimes e ferragens e agora tornar público é algo satisfatório e emocionante: “Foi incrível fotografar a Cia. Robson Correia. Eu consigo vibrar com as movimentações dos bailarinos através do meu olhar”.

Fotos: André Frutuôso e Fabrício Rocha

A exposição fotográfica ‘Passos da Cia.’ Ano V, com o tema: Sinuosidade da sobrevivência dos corpos iaôs na Pandemia da Covid-19, nos caminhos de Ogum e Oxum, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), via Convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais – Ocupe Seu Espaço.

SERVIÇO
O quê: Exposição Fotográfica Passos da Cia. Ano V – Sinuosidade da sobrevivência dos corpos iaôs na Pandemia da Covid-19, nos caminhos de Ogum e Oxum.
Onde: Espaço Xisto Bahia.
Investimento: Gratuito.
Período: 05 a 30 de abril.
Horário: 9h às 19h.