Mostra fotográfica Phobos – Tempo da Mente será aberta ao público dia 03 de outubro de 2023

O medo faz parte da natureza humana, mas quando o temor é exagerado e irracional, se torna uma fobia. A exposição fotográfica Phobos – Tempo da Mente adentra no universo do medo e retrata fobias presentes no cotidiano das pessoas, é apresentada em 30 imagens, fruto de quatro anos de exploração e investigação pessoal da fotógrafa Magali Abreu. A exposição chega ao Museu de Arte da Bahia – MAB, no dia 03 de outubro de 2023 e fica até o dia 05 de novembro de 2023, com curadoria de Ricardo Sena.
A representação das fobias está no eixo principal da mostra. “A artista e fotógrafa Magali Abreu, tem seu trabalho baseado na fotografia conceitual. Utilizando da fotografia e suas interferências, materializa a série Phobos – Tempo da Mente. Em muitas das obras expostas, ela aparece sendo a própria protagonista, encarando a si mesma e os seus temores”, conta Ricardo Sena, curador.

A fotógrafa mergulhou nas suas memórias e observações para produzir as imagens que compõem a mostra. “Como também desenvolvo trabalhos através de pesquisas e diversos tipos de interferências, refleti nessas imagens minhas próprias conexões sensoriais”, conta a fotógrafa Magali Abreu.

A série de fotos revela a paralisação com o medo e a incapacidade de ultrapassá-lo, provocando o olhar e instigando emocionalmente as pessoas. “A fobia é um tema que permite muitas explorações e reflexões. Uma montagem significante que vem substituir algo que se apresenta como inconciliável. Como uma plataforma giratória, aponta em diversas direções, mas conserva em si a relação com a angústia e com a existência, e seus efeitos no corpo”, comenta a psicanalista e bailarina, Maria Angela Tochilovsky.

Ao conversar com as pessoas fotografadas, Magali também identificou algumas fobias. “Nos ensaios com elas, as primeiras fotos eram sempre mais complicadas, é difícil passar para as pessoas um sentimento que é nosso. Já a experiência comigo foi mais fácil, para produzir as autoimagens me imaginei frente ao medo e assim pude dar forma a conteúdos enigmáticos que povoam meu imaginário. Faço fotografia para me expressar, esse tema em mim ainda não se esgotou, por isso continuo produzindo imagens continuamente. Estou sempre atenta às sensações buscando na linguagem plástica a revelação do sensorial, por isso a fotografia me encanta por que me permite fazer essa viagem ao meu mundo subjetivo, misterioso e sutil”, conclui Magali.

Serviço:
Exposição: Phobos Tempo da Mente
Fotógrafa: Magali Abreu @magaliabreu.retratos
Curadoria: Ricardo Sena @ricardosena_alma
Fontes disponíveis: Magali Abreu (fotógrafa), Ricardo Sena (curador) e Maria Ângela (psicanalista)
Visitação: 03 de outubro a 05 de novembro de 2023, terça a domingo, das 10h às 18h.
Local: MAB – Museu de Arte da Bahia – Sala 1
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador – BA, 40080-004, Brasil
Classificação indicativa: livre