O Instituto de Formação em Artes (IFÁ) realiza, de 20 a 24 e 26 Novembro, o Festival Beiru das Artes Negras (FESTBAN), que oferecerá, na sua programação, oficinas de teatro, percussão, dança, performance, poesia, música, audiovisual e capoeira, nas Escolas Públicas dos bairros da região do Cabula, durante os turnos matutino e vespertino.
O evento, que celebra o mês da Consciência Negra, tem por objetivo estimular a juventude negra a despertar para a utilização da arte como um potente instrumento de educação social, além de manter viva a história de resistência do líder negro Beiru.
De acordo com Robson Correia, idealizador e diretor artístico do FESTBAN, o evento além de ser uma ação formativa é também uma revitalização histórica. “Esse festival potencializa, difunde e fomenta as artes afrodiaspóricas, que estão presentes na periferia, e homenageia o negro BEIRU vindo das terras de Oiò na Nigéria, continente africano, para ser escravizado em Salvador, mais especificamente na fazenda dos Garcia D’avila ‘Campo Seco’ hoje conhecido como bairro Beiru/Tancredo Neves. É também uma forma de manter vivo o legado de resistência das nossas ancestralidades”.
O professor de música Jean Santos, marca presença na 4ª edição do FESTBAN e destaca que o evento é uma forma de dar visibilidade aos talentos que estão presentes nesses bairros. “Onde fazemos arte com qualidade todos os dias, aqui nas comunidades, então ela precisa ser vista, valorizada e o FESTBAN faz isso: acolhe, aponta novos caminhos, promove educação e dá espaço para a empatia”, observou Santos, que é idealizador do coletivo Tempo de Evoluir.
As atividades do evento serão finalizadas dia 26, último domingo de novembro, com uma programação artística, gratuita, no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aberta ao público, a partir das 14h. Estarão no palco os grupos: Mãos no Couro, Companhia de Artes Elementos, Cia da Mata, Associação de Capoeira Beiru, Associação de Capoeira Defesa e Ataque Novo Geração, Coletivo Tempo de Evoluir, Ballet Cetro Clóvis Soares e as artistas Carolina Bastos (Kalemba), Emillie Lapa e Natalyne Santos.
O FESTBAN conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Matos, Apoio UHAA! Gráfica e Design, Forte Supermercado, Universidade do Estado da Bahia, Gira Grupo de Pesquisa da UFBA e Estúdio Casa de Mainha.
SERVIÇO
O que: Festival Beiru das Artes Negras (FESTBAN)
Quando: 20 a 26 de Novembro
Horário: Das 9h às 17h de 20 a 24 de Novembro nas escolas do Cabula
A partir de 14h 26 de Novembro Teatro da Uneb
Valor: Gratuito