Artistas e profissionais da cultura se manifestam sobre a importância de dar seguimento à gestão que vem regendo a Fundação Cultural do Estado da Bahia de forma democrática e plural. Governador deve decidir nomes nos próximos dias
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) tem desempenhado função fundamental para a cultura no Estado. É o que avaliam representantes baianos importantes na arte e cultura. “Nos últimos anos a Funceb tem atuado com pluralidade, democracia e fortalecido a cultura em todos os cantos da Bahia, gerida por uma mulher preta”, diz Luedji Luna, cantora e compositora baiana.
O novo governo do Estado deve ampliar a importância da Fundação, mantendo a gestão que tem democratizado o acesso à arte e a cultura na Bahia. Segundo o cantor e compositor Pedro Pondé, “A cultura da Bahia é muito mais do que carnaval e São João. É a nossa identidade, nossa alma. É preciso ter a dimensão dessa pasta e tratá-la como ela merece”, acredita Pondé. “Ao eleger um presidente que entende a cultura como elemento fundamental da vida de um povo, não podemos aceitar que, na Bahia, um dos maiores celeiros culturais do Brasil, avente-se para a FUNCEB um nome que não corresponde às expectativas que temos para o mundo das artes. Estamos atentos!”, afirma Arlete Soares, fotógrafa e editora.
“Não podemos ter retrocesso. A gestão da cultura precisa seguir com uma gestão transparente e valorizando a arte popular de forma democrática”, afirma Lazzo Matumbi, cantor baiano.
Para Ubiratan Marques, maestro da Orquestra Afrosinfônica, Precisamos entender de verdade sobre cultura, principalmente sobre os fundamentos da nossa cultura. “Sempre esperei e acreditei que o papel das instituições ligada a cultura é cuidar da nossa arte, importante dizer que entretenimento não é arte, porém arte pode ser entretenimento”, diz o maestro. Para Mônica Santana, atriz e dramaturga, “a gestão da cultura tem que fortalecer a identidade cultural do estado que é essencialmente preta e indígena. A cultura e a democracia devem caminhar lado a lado”, relata a atriz
O governador eleito, Jerônimo Rodrigues, deve anunciar nos próximos dias os nomes indicados pra gestão da Cultura no Estado. Artistas e profissionais da cultura acreditam que os nomes indicados devem seguir valores democráticos como nos últimos governos. “A Funceb é uma instância fundamental para a Cultura da Bahia, não pode retroceder”, conclui Vovô do Ilê, presidente do bloco Ilê Aiyê.