No dia mundial do meio-ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5 de junho, iniciativas sustentáveis merecem destaque pela inovação aliada à educação ambiental.

A GANG, grupo de amigos gincanistas que atua no mercado do entretenimento há mais de trinta anos, oferecendo gincanas aos colégios de Salvador e região metropolitana, acompanha as inovações deste período, incluindo nas tarefas realizadas pelos alunos/gincanistas a pauta da sustentabilidade.

Romero Ribeiro, líder da Gang, fala sobre a importância dessa pauta na atualidade. “Hoje a sustentabilidade é um tema necessário, presente em nosso dia a dia. A Gang não podia ignorar essa demanda, por isso incluímos tarefas focadas na sustentabilidade, no uso de materiais recicláveis e, inclusive, na proposição da economia circular, já que fazemos tarefas voltadas para doação de itens que seriam jogados fora e são reaproveitados”.

Uma tarefa que reflete bem a inserção da questão ambiental na Gang é a montagem dos mascotes das equipes das gincanas com material sustentável. Alunos da Land School e do Gregor Mendel usaram galão de água, garrafa pet, jornal, papelão e até botas que seriam descartadas na produção dos seus mascotes.

Cada equipe da Land School tem cerca de 120 alunos, enquanto as do Gregor Mendel contam com aproximadamente 100 alunos por equipe. Dessa maneira, esses gincanistas vivem o entretenimento da gincana ao tempo em que compreendem a relevância da reutilização de materiais, promovendo a educação ambiental.