Colecionadora de prêmios que resumem a sua vida profissional, uma das apresentadoras e jornalistas mais consagradas da televisão brasileira, Fátima Bernardes, de 61 anos, informou o público nesta segunda-feira (26), que seu contrato com a líder de audiência foi encerrado em dezembro de 2023, quando terminou “The Voice Brasil”, reality show da TV Globo encerrado após 12 edições. contudo não será renovado de forma fixa, apenas por obra.

“Nesses 37 anos na TV, tive todas as possibilidades de evoluir profissionalmente e continuo acreditando que algo muito bom para mim e para o público virá pela frente.”, afirma Fátima em um post em suas redes sociais.

Ainda na publicação composta por três fotos da apresentadora na área externa dos Estúdios Globo, a apresentadora relata dos novos projetos desenvolvidos em sigilo com a direção, caso haja um aval dos diretores da emissora e dos setores comerciais, Fátima voltará às telas.

“Com o término do The Voice, entreguei, em novembro, 3 propostas de novos programas. E fico feliz em dividir com vocês que já estamos desenvolvendo um deles. Para quando? Ainda não sabemos.”, confirma a jornalista.

37 anos não são 37 dias

Fátima Gomes Bernardes, filha de Eunice Gomes e Amâncio da Costa Bernardes entrou na Globo com o sonho de ser bailarina, arte que até hoje atua, mas ela até chegou a fazer parte do corpo de baile da emissora com videoclipes produzidos para o “Fantástico”. Mas seu sucesso veio quando investiu no Jornalismo e na comunicação.

Em 1983, Fátima tornou-se colaboradora, e escrevia para o jornal O Globo no último ano da faculdade e, três ano depois, foi selecionada para um curso de telejornalismo, onde passou a ser estagiária do “Fantástico”. A partir de 1987, a jornalista apresentou quase todos os telejornais da emissora, começando pelo RJTV, jornal local do Rio de Janeiro da emissora carioca, loco veio a oportunidade de ancorar o “Jornal da Globo”, ao lado de Eliakim Araújo. Ela também apresentou o “Fantástico”, ao lado de Celso Freitas e Sandra Annemberg, onde ficou de 1992 a 1996, ano em que assumiu o comando do “Jornal Hoje”. Em março de 1998, ela substituiu Lilian Witte Fibe no “Jornal Nacional”, formando parceria duradoura de 14 anos com o então ex-marido William Bonner, no jornalístico, Fátima assumia o papel de editora executiva e apresentadora do telejornal.

Em dezembro de 2011, Fátima Bernardes pegou os espectadores de surpresa ao anunciar sua saída do principal telejornal brasileiro para assumir um programa próprio de entretenimento da Globo, o “Encontro com Fátima Bernardes”. O programa diário e matinal seguiu no comando da apresentadora até 2022, quando passou o bastão para Patrícia Poeta, conhecida também por ter substituído Fátima na bancada do Jornal Nacional, em 2023 assumiu a última temporada “The Voice Brasil”, que teve problemas de audiência e acabou cancelado pela emissora.

Nesse período, Fátima participou de vários papéis sendo ela mesmo em projetos da teledramaturgia da Globo, e foi recordista de vários prêmios como Melhor jornalista e melhor apresentadora de jornal na premiação dos “melhores do ano”, no extinto Domingão com Faustão.

Contrato por Obra?

Muitos são os questionamentos sobre a atuação, funcionamento do contrato por obra nas grandes empresas multinacionais, sobretudo, os impactos dessa forma de modelo trabalhista nos grandes veículos midiáticos. O contrato de trabalho por obra certa é realizado quando o empregado é admitido para trabalhar enquanto determinada obra ou serviços durarem, tendo sua previsão na Lei 2.959/1956.

O grupo Globo, um dos maiores conglomerados de televisão da América Latina, com o crescimento e o consumismo das plataformas streamings, a emissora reviu sua forma de contratação com o quadro de funcionários. A política de encerrar contratos longos e não manter mais um banco de atores exclusivos com contratos vitalícios.

Do ponto de vista econômico, a decisão beneficia a emissora, que não precisará manter a remuneração mesmo em períodos em que atores não estiverem ativamente em alguma produção.

Além disso, há uma flexibilidade e liberdade de escolha por parte do quadro de funcionários, pois, os artistas podem atuar em diversos meios que já adotam a política do contrato por obra, ampliando a sua multiplicidade curricular.