Quem disse que Gramado não tem Carnaval? A cidade retoma em 2023 a tradicional Gramado Fantasia, festa voltada para a família com programação ao ar livre. Blocos carnavalescos, é claro, fazem parte da agenda: o Rebloco e o Quereu Bebeu são dois dos confirmados e se apresentam no dia 19/2, segundo a prefeitura. Há também opções gastronômicas, oficinas temáticas e decoração com muitas cores.

Mas quem quer fugir da folia, ou descansar dela, encontra na cidade, que é famosa pelas atrações de inverno e de Natal, boas opções com contato com a natureza, visita às vinícolas próximas (que estão em período de vindima) e até neve em pleno verão. Confira algumas atrações:

Gramado Fantasia

A tradicional festividade de Carnaval do município será retomada neste ano com uma programação ao ar livre, no Território Criativo Vila Joaquina, ao lado do Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen. Decoração especial, blocos de rua, apresentações musicais e diversidade gastronômica para quem não quer perder a folia.

Snowland

Localizado a menos de 10 minutos do centro de Gramado, o Snowland é um parque de neve (de verdade) fechado e climatizado, então pode ser visitado o ano inteiro. As atrações incluem uma montanha, onde é possível ter aulas de esqui e praticar outros esportes. Há também pista para patinação no gelo. Lá dentro, opções gastronômicas e outros aparelhos de lazer, como cinema e simuladores, estão disponíveis aos visitantes.

Vindima

A menos de 30 minutos de Gramado, na cidade de Canela, está a vinícola Jolimont, que está no período de Vindima, ou seja, de colheita das uvas, até 19 de março. O passeio pelas videiras nesta época é especial, pois além de observar como o vinho é feito, do plantio até a mesa, e fazer degustações (com 7 harmonizações), o turista tem a oportunidade de participar da pisa das uvas. O passeio ainda inclui música ao vivo, uma taça personalizada e visita ao mirante do local.

Natureza e Cultura

A Serra Gaúcha também é famosa pelas suas belezas naturais. As opções na região incluem o Parque Estadual do Caracol, que fica em Canela, e que conta com um mirante e uma vista incrível das cachoeiras. Também dá para conhecer a região pela Maria Fumaça, trem à vapor que percorre 23 quilômetros por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Já o Tour Raízes Coloniais, na zona rural de Gramado, conta a história das famílias que povoaram a região da Serra Gaúcha.

Onde ficar

Estalagem St. Hubertus. Diante do Lago Negro, um dos pontos turísticos da cidade, circundado por hortênsias, azaleias, álamos e ciprestes, está a Estalagem St. Hubertus. Sua decoração acolhedora e romântica, bem ao molde das pequenas estalagens europeias moldam o cenário. Além de serviços de spa, chá da tarde e um restaurante sofisticado, o local ainda conta com passeios como caminhada em meio a natureza, passeios à cavalo e descidas nas corredeiras (Rafting). O hotel é parte do guia Roteiros de Charme, associação que há 30 anos reúne empreendimentos comprometidos com conforto, sofisticação, exclusividade e sustentabilidade.

La Hacienda. A 14 quilômetros do Centro de Gramado, o La Hacienda oferece seis exclusivos chalés com acomodações para até quatro pessoas. O restaurante é outro destaque. Com decoração inspirada na arquitetura colonial, a casa oferece o melhor da gastronomia internacional com toque regional. O clima bucólico da zona rural culmina nas porteiras do La Hacienda. Ao longe, ovelhas recepcionam o visitante, que faz o check-in em uma casa à beira de um lago com moinho antigo. O hotel também é parte da Roteiros de Charme.e leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged.

Carolina Torres

Tel: +55 21 972 870 083

carolina.torres.ps@arteiras.com.br