Produção traz homenagem à favela de Luís Anselmo, berço dos artistas, e promove composições do samba e do pagode

Uma homenagem às origens, assim pode ser descrito “De Onde eu Venho”, próximo trabalho do Grupo Representa. O registro audiovisual do grupo tem a favela como cenário, abrindo espaço para o local de origem do samba e do pagode. O projeto será lançado nas mídias digitais nesta sexta-feira (6).
Gravado no topo da ladeira da Serraria, no bairro de Luís Anselmo, em Salvador, “De Onde Eu Venho” tem como proposta homenagear o lugar de origem dos artistas e fonte de inspiração para compor o repertório do projeto, que promove a cultura musical da favela.

Cantor do Grupo Representa, Tiago Dantas diz que gravar o projeto no bairro onde nasceu foi emocionante. “Quem esquece de onde veio não sabe para onde vai. Esse é o meu sentimento ao gravar esse projeto no lugar onde nasci e me criei, é poder voltar no tempo e lembrar das primeiras músicas que cantei na paróquia de Santa Teresa D ́Ávila, dos primeiros acordes que meu irmão, Jorge Guima, me ensinou no violão, da primeira roda de samba no Beco de 80 com o Clube dos 20, muitas memórias”.

O Grupo Representa foi criado em agosto de 2021, em uma parceria entre os amigos Tiago Dantas e Danilo Mourão. Em menos de um mês, os dois se juntam a Adilton Luiz, convidam outros músicos e preparam uma roda de samba. Em seguida, as apresentações se tornaram mensais.

O repertório do projeto é bastante eclético e conta com canções do “samba raiz” abrindo o DVD. Com presença marcante, o setlist inicial apresenta as composições “De Onde eu Venho”, do grupo Balacobaco; “Meu Nome é Favela”, lançado em 2011 por Arlindo Cruz; e “Favela Fashion Week”, de Leandro Sapucahy.
Além de músicas popularizadas por outros sambistas e pagodeiros, o Grupo Representa canta também sucessos autorais, como “Cansei de Mimimi”. O sucesso, lançado em 2022, é composição do band leader Tiago Dantas em parceria com Alexandre Peixe.

Também compõem o setlist do registro audiovisual, obras eternizadas por grupos e artistas como Revelação, Turma do Pagode, Bom Gosto, Mumuzinho, Exaltasamba, Pixote e Thiaguinho.
Com o lançamento à vista, o grupo está cheio de expectativas para saber como o público vai reagir. “A gente fica aguardando com uma certa ansiedade e com o sentimento de como as pessoas vão receber o trabalho. A gente quer mostrar para as pessoas como a gente fez com tanto carinho e com tanto amor esse trabalho desde o princípio. Em quais canções que iriam fazer parte do repertório, que contou com novos arranjos e novas instrumentações”.
“De Onde eu Venho” tem lançamento agendado para o dia 6 de outubro, próxima sexta-feira, no YouTube, no canal do Grupo Representa, e nas plataformas de streaming de música Spotify, Deezer, Apple Music e Sua Música. Acompanhe o grupo também nas redes sociais Instagram (@representasamba) e Tiktok (@representasamba).

links:
https://www.youtube.com/@gruporepresenta8322
https://www.instagram.com/representasamba/

@representasamba