Foi sem querer querendo que o seriado Chaves marcou gerações e, nesta segunda-feira, 20 de junho, mesmo com metade do elenco não estando mais entre nós, ainda faz sucesso e completa 45 anos. O primeiro episódio da série mexicana ‘El Chavo del Ocho’ foi ao ar em 20 de junho de 1971. Isso, isso, isso!
Criada pelo gênio do humor, Roberto Gómez Bolaños, o Chispirito, a produção televisiva teve 290 episódios e foi exibida pela última vez em 06 de janeiro de 1980. O universo do Chaves e sua turma é cercado de boas risadas, mas também por polêmicas brigas de bastidores do seu elenco. Mas isto é o de menos.
Nesta data festiva fica a saudade de cada personagem. Inclusive, os 45 anos da série foi homenageada em um doodle especial do Google.
O Chaves, com sua tolice ingênua, o Quico e seu humor ácido, em meio a bobagens sobre si próprio. Seu Madruga, Madruguinha, e os pitis após umas boas bofetadas da Dona Florinda – dos seus bóbis extravagantes. A bruxa do 71 (Ops!, Dona Clotilde), Seu Barriga – “me pague o aluguel!”… Chiquinha e sua esperteza…
E ele, Professor Girafales (tá, tá, tá tá táaaa!), interpretado por Rubén Aguirre, que nos deixou na última sexta-feira (17), aos 82 anos. Além do ‘Mestre Linguiça’, já morreram Ramón Valdés – o Seu Madruga (1988); Angelines Fernández – Dona Clotilde (1994); e Robérto Gómez Bolaños – criador e protagonista do Chaves (2014).
Florinda Meza (Dona Florinda), Carlos Villagrán (Quico), María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) e Edgar Vivar (Seu Barriga) ainda vivem.
Cada um deles marcou muitas infâncias. O Netflix e o Youtube nos ajudam a relembrar cada um dos quase 300 episódios.