Foi sem querer querendo que o seriado Chaves marcou gerações e, nesta segunda-feira, 20 de junho, mesmo com metade do elenco não estando mais entre nós, ainda faz sucesso e completa 45 anos. O primeiro episódio da série mexicana ‘El Chavo del Ocho’ foi ao ar em 20 de junho de 1971. Isso, isso, isso!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Criada pelo gênio do humor, Roberto Gómez Bolaños, o Chispirito, a produção televisiva teve 290 episódios e foi exibida pela última vez em 06 de janeiro de 1980. O universo do Chaves e sua turma é cercado de boas risadas, mas também por polêmicas brigas de bastidores do seu elenco. Mas isto é o de menos.

Nesta data festiva fica a saudade de cada personagem. Inclusive, os 45 anos da série foi homenageada em um doodle especial do Google.

Doodle da Google. CLIQUE para ver interativo

Doodle da Google. CLIQUE para ver interativo

O Chaves, com sua tolice ingênua, o Quico e seu humor ácido, em meio a bobagens sobre si próprio. Seu Madruga, Madruguinha, e os pitis após umas boas bofetadas da Dona Florinda – dos seus bóbis extravagantes. A bruxa do 71 (Ops!, Dona Clotilde), Seu Barriga – “me pague o aluguel!”… Chiquinha e sua esperteza…

E ele, Professor Girafales (tá, tá, tá tá táaaa!), interpretado por Rubén Aguirre, que nos deixou na última sexta-feira (17), aos 82 anos. Além do ‘Mestre Linguiça’, já morreram Ramón Valdés – o Seu Madruga (1988); Angelines Fernández – Dona Clotilde (1994); e Robérto Gómez Bolaños – criador e protagonista do Chaves (2014).

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Florinda Meza (Dona Florinda), Carlos Villagrán (Quico), María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) e Edgar Vivar (Seu Barriga) ainda vivem.   

Cada um deles marcou muitas infâncias. O Netflix e o Youtube nos ajudam a relembrar cada um dos quase 300 episódios.