“Em cada beco, em cada canto, uma mistura”… O slogan, musicado, da série alternativa Catado de Cultura deu vida à nova temporada, que terá pré-estreia nesta quinta-feira (30), às 18h, no Youtube. Espaços históricos e com riqueza cultural diversificada de Salvador foram usados como locações. A essência da produção audiovisual, contudo, permanece: dar visibilidade a artistas independentes da Bahia.

A equipe do programa vai se reunir na Taurus Burger end Beer, às 19h desta quinta-feira, para assistir ao episódio de pré-estreia.

Cores, tons e singularidades da produção autoral de poetas de buzú, digital influencers, humoristas, atores teatrais e cantores de botecos, de palco ou de rua são o cerne do Catado, na opinião do jornalista, apresentador e diretor de Conteúdo, Cadu Freitas. “Sabe aquela resenha cultural que todo mundo comenta, tomando uma ou postando nas redes sociais? É isso que essa temporada traz”, disse.

A nova temporada vai ser resenha! Na foto, os apresentadores Rafael Manga, Cadu Freitas e Fernanda Blanco. | Foto: Renan Xavier Fotografia

“A maior parte dos pedidos de pautas dos artistas convidados do programa vem da internet. Por isso, parafraseando de propósito nosso próprio nome, fizemos esse catado na web”, explicou a publicitária Fernanda Blanco, apresentadora e Social Media do Catado. E foi ecoada pelo diretor Cultural e também apresentador, Rafael Manga: “A nova temporada está jogo quente porque dar voz a uma galera, inserida nas diversas nuances da cultura, que vem batalhando por espaço há muito tempo”.

Parceiros

Nesta quarta temporada, o programa conta com novas parcerias. Uma delas a Tony Ávila Filmes. “O Catado difunde talentos natos da cena cultural baiana, em alguns casos desconhecidos. Isto é uma produção audiovisual incrível e que empodera para estes artistas independentes. Nossa produtora é parceira por acreditar nesta democratização da comunicação”, afirmou Tony Ávila, proprietário da produtora.

Bastidores das gravações. | Foto: Renan Xavier Fotografia

“Piticas e Catado casaram legal porque temos o mesmo público alvo, uma galera descolada, fora da caixa, inserida nesta linguagem atual que mistura muita coisa boa”, comentou Rodrigo Magalhães, sócio-proprietário da camiseteria Piticas Salvador, outra parceira.

Além do canal no Youtube, o programa é veiculado nas emissoras públicas TV Alba (61.2) e TV Kirimurê (10.2). Mais novidades devem ser anunciadas em breve, garantem os organizadores do Catado de Cultura.