Os amantes da arte, em especial os que curtem dança têm até domingo, 26 de julho, para prestigiar a IX edição, da Mostra de Dança de Lençóis, que vem se consolidando como um importante espaço de difusão da produção artística no interior da Bahia. Na programação está previsto uma média de 30 coreografias, entre solos, duetos, trios, grupos e intervenções urbanas com intérpretes de diferentes cidades da Chapada Diamantina e da Região Metropolitana de Salvador.

As apresentações que são gratuitas ocorrem em três palcos ao ar livre: na Praça Horácio de Matos (centro histórico) e nos bairros do Tomba e Alto da Estrela. A cosmopolita Lençóis recebe ainda quatro oficinas práticas de dança em um período de grande movimentação turística, o que torna a cidade mais dinâmica e atrativa.

Os encantos da Chapada Diamantina, que atraem pessoas do mundo inteiro, também são cenário para artistas desenvolverem seu potencial criativo. Muitos escolhem algum cantinho especial deste santuário ecológico para criar, como Lulu Pugliese, dançarina e coreógrafa de Salvador que participa do evento desde sua primeira edição: “A minha inspiração vem das espirais das águas, das folhas, dos arbustos, das velózias e sempre-vivas. Danço as sensações de estar neste lugar! ”

Mostra de Dança de Lençóis - Foto: Suzana Matos

Mostra de Dança de Lençóis – Foto: Suzana Matos

Programação

O dinamismo da programação é garantido pela diversidade dos trabalhos. Flamenco, dança do ventre, dança-teatro, dança afro moderna e ritmos urbanos estão entre os estilos que o público poderá conferir, além de performances e intervenções urbanas. O grupo New Era Dance, de Lençóis, realiza um trabalho baseado em elementos da dança de rua e participa do projeto desde o começo: “Estamos preparando um trabalho bem especial para a Mostra, todo o grupo está muito empolgado”, comenta Tácio Gomes, estudante e dançarino de Lençóis. Mas, as surpresas da programação não ficam apenas nos palcos. Espera-se um grande intercâmbio artístico nas ruas, nos camarins, nas oficinas, nos rios e cachoeiras. São muitas as possibilidades em uma semana que promete ser de grande agitação cultural.

Sete cidades estão representadas nesta 4° edição: Salvador, Camaçari, Lençóis, Palmeiras (Vale do Capão), Livramento, Mucugê e Ibicoara. A dançarina e coreógrafa Adriana Castro traz de Camaçari duas coreografias de dança contemporânea inéditas: “Utilizo fatos e experiências vividas para coreografar os meus trabalhos pois acredito que assim o resultado se torna mais prazeroso e verdadeiro.”

De acordo com Maria Mel Freire, dançarina, coreógrafa e idealizadora do projeto, a Mostra de Dança de Lençóis “valoriza e estimula a criação artística dos grupos locais e coloca-os em integração com profissionais experientes. Todos aprendem juntos, seja no palco, nos bastidores ou nas oficinas”.

Em 2015, a Mostra dá um grande salto e inova ao trazer oficinas gratuitas de Criação Coreográfica (baseada nos princípios da dançarina Isadora Duncan), Dança Afro Moderna, Dança Contemporânea Popular Brasileira e Dança de Rua. São oficinas introdutórias, conduzidas por profissionais especializados, que vem sensibilizar e estimular a comunidade local para uma prática da dança diferenciada, na certeza de ser esta uma oportunidade de democratizar o acesso à arte na região.

Nada de palcos fechados, as apresentações artísticas são gratuitas e na rua - Foto: Zé Henrique Freire

Nada de palcos fechados, as apresentações artísticas são gratuitas e na rua – Foto: Zé Henrique Freire

Histórico

A Mostra de Dança de Lençóis nasceu em 2011 a partir do desejo coletivo de celebrar o Dia Internacional da Dança (29 de abril). Organizado por Maria Mel, o “Dia D da Dança em Lençóis” contou com a participação das alunas de balé e dança contemporânea do MM Espaço do Corpo, além da presença de Ciane Fernandes, Fábio Vidal, Frank Handeler, entre outros artistas. A Praça Horácio de Matos, principal ponto de encontro da cidade, foi o cenário escolhido para inaugurar este ambiente de trocas, que se renova a cada ano

A partir de sua 3° edição e do apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado, o evento apresenta dois palcos em bairros periféricos da cidade – Tomba e Alto da Estrela. A ideia surgiu a partir da percepção de que muitos moradores não se deslocam das suas casas para acompanhar as atividades culturais que ocorrem no centro. Estes palcos proporcionam belos momentos de proximidade e integração entre artistas e a comunidade local, além de valorizar os espaços ao ar livre na cidade.

A quarta edição da Mostra de Dança de Lençóis recebe apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) através do Fundo de Cultura do Estado (edital Setorial de Dança 2014 – 20/2013).

 

Programação:

Oficinas:
Criação Coreográfica, Dança de Rua, Dança Comtemporânea Popular Brasileira e Dança Afro Moderna.
Data: 21 a 25/07
Horário: 9h às 18h

Fichas de inscrição disponíveis no site www.dancalencois.com.br, no MM Espaço do Corpo (Rodovia BA – entrada de Lençóis) e no Pàdé Café Emporium (Rua Perilo Benjamin, n° 47).

Apresentações artísticas:
Tomba – 24/07
Alto da Estrela – 25/07
Praça Horácio de Matos – 26/07
Horário: 19:30h às 21:30h
Todas as atividades são gratuitas