Foi-se o tempo que os grandes clássicos do futebol brasileiro enchiam meus olhos, falo pelo último que assisti nesse fim de semana, Palmeiras x Corinthians, que jogo chato! As duas equipes em momentos distintos no campeonato: O Palmeiras (maior time do Universo), com a melhor campanha, invicto e com Lúcio (único ser humano capaz de dar um carrinho no Chuck Norris) na zaga, do outro lado o Corinthians, na lanterna do seu grupo e para completar sua desgraça, com Mano Menezes de técnico.
Quando se esperava um vareio do Palmeiras em cima do rival, ou um Corinthians sem nada a perder, vi duas equipes cautelosas demais, podia se dizer que com medo uma da outra, jogadores sem raça, e um público pífio de pouco mais de 20 mil pessoas. O Corinthians num lance de sorte na direita (e incompetência do flanco esquerdo palmeirense) abriu o placar, perto do final do jogo, Alan Kardec, o artilheiro das almas, empatou o jogo graças aos poderes de Chico Xavier.
Destaco ainda, o momento do jogo em que Lúcio (o Spartacus brasileiro), com toda educação e polidez que já conhecemos, chegou para o zagueiro Gil e disse que o Corinthians era um “time de merda”, eu vi a hora de Gil sentar e chorar! Talvez pelo fato de ser verdade, mas a questão não é essa, ah se fosse na década de 90…
Para começar, no estádio não teria menos de 60 mil pagantes, a essa altura o jogo já estaria 4×3 para qualquer um dos times, e essa “discussão” entre Lúcio e Gil terminaria pelo menos com dois expulsos em cada lado, tamanha a briga que seria. Sinto falta desses clássicos, não que eu esteja instigando a violência no futebol, mas antes os caras jogavam com vontade, botavam o pé em todas as divididas, falta o popular “sangue no zóio”.
As divididas na década de 90 eram assim.
No Rio, no mesmo dia tivemos Flamengo x Vasco, esse eu confesso que não assisti, mas pelo que li não foi muito diferente do clássico paulista, a imagem abaixo resume o quanto que foi maravilhoso o jogo, por isso não vou adentrar em detalhes.
Domingo temos BA-VI, clássico que há uns 15 anos (salvo raras exceções) tem sido o clássico de um time só (o Bahia mal ganha do Vitória da Conquista, quem dirás do de Salvador), espero que seja diferente. Até lá fico com Olimpíadas de Inverno mesmo, com destaque para o CURLING CEARENSE.
Imagens:
Palmeiras x Corinthians: ESPN;
Flamengo x Vasco: Montagem (Google);
Vídeos: Youtube.