O público que gosta e consome informações emitidas pela TV aberta, ganhará além do conteúdo, uma novidade cenográfica, nesta terça-feira (12), isso porque, os telejornais da TV Globo, gerados da redação de São Paulo estão com uma roupagem nova. A partir do Jornal da Globo que irá ao ar logo após o Big Brother Brasil, o público já pode conferir a estreia dos novos elementos tecnológicos.
Tecnologia, inovação e interatividade a serviço da informação serão as apostas daqui em diante para o Hora Um, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Foram quatro meses de reforma, mais de 100 profissionais envolvidos na obra.
O novo cenário conta com uma mega tela de LED curvado com aproximadamente 15 metros de largura, extensão, o equivalente a três carros populares em sequência, e 2,70 metros de altura, transparente, ocupa o estúdio e permite, através da tecnologia, uma maior interação dos apresentadores da atrações: Roberto Kovalick, César Tralli e Renata Lo Prete com as notícias, sobretudo o público e a redação, ponto inicial da informação.
“A proposta da criação de um ambiente interativo, junto à Realidade Aumentada, é uma forma de trazer uma nova narrativa ao jornalismo, mais imersiva e moderna, ampliando a proximidade do público através de novos elementos que se conectam com a história. A iniciativa está a serviço do processo criativo e dos talentos, facilitando a criação de efeitos visuais e gráficos, resultando em experiências únicas e imersivas em realidade aumentada e virtual”, afirma Fernando Alonso, diretor do departamento de Pós-Produção & Design da Globo.
Os apresentadores possuirão uma interação ainda maior com o ambiente, agora inovador, que conta com projeções em 3D, jogo de luzes. Durante as edições, o público poderá acompanhar a contextualização de mapas, gráficos, elementos pertinentes para compreensão da notícia, e um dos pontos chaves dessa novidade, é a realidade aumentada, ou inteligência artificial, no estúdio possui uma câmera robótica no qual captura e mapeiam os movimentos dos âncoras introduzidos imagens relacionadas a notícia citada.
Renata Lo Prete na coletiva de apresentação do novo cenário falou das expectativas do novo projeto.”Ele é muito bonito, sem dúvida, mas mais do que bonito, o telão é funcional, é interativo e é imersivo. Vai permitir a quem nos assiste estar muito mais próximo do estúdio e da informação, que é o mais importante”, ressalta Renata Lo Prete, apresentadora do Jornal da Globo.
“O telão também permite que a gente veja a redação e a redação nos veja. Tem uma conexão entre o cenário, o telão, os editores, os repórteres que estão chegando, o dia começando, essa coisa viva”, destaca Roberto Kovalick, apresentador e editor-chefe do Hora Um.
“Tem realidade aumentada, tem inteligência artificial, tem uso de telão, para você conseguir projetar gráficos de uma maneira totalmente diferente da que a gente está habituado, a previsão do tempo, o bloco do esporte dentro dos telejornais… Tem muita coisa legal que a gente vai conseguir trabalhar e claro que o objetivo principal de toda essa inovação tecnológica é favorecer o conteúdo e a comunicação”, enfatizou César Tralli, apresentador do Jornal Hoje.