Com 12 episódios, o podcast Favela Quer Saber será transmitido nas principais plataformas de áudio
Uma iniciativa despretensiosa desenvolvida durante a pandemia resultou em um projeto maior de mapeamento e registro da cultura suburbana da capital baiana. Trata-se do Podcast Favela Quer Saber – História de Arte e Cultura do Subúrbio de Salvador, que terá a segunda temporada lançada pelo Coletivo Mojubá Mídias e Conexões, nesta sexta-feira (16), às 19h, através de transmissão ao vivo pelo canal da Cipó Comunicação.
O evento contará com as presenças das integrantes do coletivo Andreza Mona e Myriam Santana e dos convidados Rafael Santana, jornalista e co-criador do podcast Pele Preta, e Anderson Simplício, influenciador e criador da página Belezas do Subúrbio.
Até o dia 8 de maio, serão disponibilizados, nas principais plataformas de streaming, 12 episódios do Podcast Favela Quer Saber, com entrevistas de artistas e grupos culturais da região. Entre os participantes estão a jornalista Rita Batista, o idealizador do Sarau do Cabrito, Fábio Santana, o Centro Cultural Mamulengo, o rapper e produtor cultural Cosca, a Quadrilha Imperatriz do Forró, o grupo Jovens Periféricos, o Acervo da Laje e o Centro Cultural Quilombo Aldeia Tubarão.
Além dos bate-papos, os programas contam com o quadro “Expresso do Subúrbio”, apresentado pela jornalista Marília Aragão, com dicas de turismo e lazer pelo Subúrbio. A ideia é oferecer uma lista de recomendações para que o ouvinte possa redescobrir ou descobrir esse território cheio de diversidade no período pós-pandemia.
O podcast Favela Quer Saber – História de Cultura de Arte é uma realização do Coletivo Mojubá e Cipó Comunicação Interativa. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
*Coletivo Mojubá*
O Coletivo Mojubá – Mídias e Conexões é um empreendimento de jovens negras e negros comunicadores do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que utiliza como princípio a economia solidária. Desenvolvido pela organização social Cipó – Comunicação Interativa, o objetivo é prestar serviços na área de comunicação, atuando nas linguagens de fotografia, audiovisual, produção cultural e gestão de mídias sociais.
Atualmente, o grupo é formado por seis jovens residentes do Subúrbio Ferroviário: Abraão Santos, Andreza Mona, Bruna Reis, Caroline Lima, João Dantas e Myriam Santana. O coletivo já possui um portfólio de trabalhos com projetos culturais e, durante a pandemia, os encontros presenciais foram transformados em atividades remotas, que resultaram na concepção do Podcast Favela Quer Saber.