Multi-instrumentista Júlio Caldas apresenta seu repertório de blues e toda a sua virtuose nas guitarras, interpretando composições de B.B. King, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Robert Johnson, Freddie King e músicas autorais, acompanhado dos músicos Eric Dutra (bateria) e Frank Negrão (baixo).

Na sexta-feira (20), a partir das 20 horas, o multi-instrumentista estará no projeto Friday Blues Sessions, no Pub As Divas do Tio Chico Cervejaria Artesanal, localizado em Ipitanga. Já no sábado (21), o músico é uma das atrações da IV Mostra de Jazz Lauro, que começa às 19 horas no Empório 4J, também localizado em Ipitanga. A Mostra reunirá músicos e artistas do teatro, da dança, das artes plásticas e literatura para uma Roda de Conversa sobre “Cultura e Perspectivas para 2023”, regada a boa gastronomia.

Sobre o artista – Nascido em uma família de músicos, Júlio Caldas é autodidata. Começou a estudar violão aos 11 anos de idade e, atualmente, toca diversos instrumentos, especialmente guitarra, bandolim e viola caipira, e vem se dedicando às pesquisas dos instrumentos populares de cordas. Possui sete álbuns lançados: Pitecantropus Erectus; Café com Blues – Tipo Exportação; Julio Caldas Quarteto – Choro Rock; Viola de Arame; Julio Caldas & Choro Rock – Circuito Guitarra Baiana; Blues, Baiões e Psicodelia e Canções Amigas, este último lançado em 2020 em todas as plataformas digitais.

É produtor do Circuito Guitarra Baiana, da Mostra de Guitarra Baiana e do Trio de Guitarra Baiana, realizados desde 2009. Premiado com o Troféu Dodô e Osmar como melhor instrumentista de guitarra baiana, em 2015 e indicado ao Troféu Caymmi como artista revelação. Por duas vezes foi finalista do Festival de Música Educadora FM com suas composições para o grupo Viola de Arame. Produziu o álbum Abre Caminho, de Mariene de Castro, que ganhou o Prêmio TIM de Música, (2005), na categoria Melhor Disco Regional, o álbum Lua Bonita, de Socorro Lira, vencedor do Prêmio de Música Brasileira (2012), também na categoria Música Regional e, também, o álbum Terreiros, de Roque Ferreira, indicado ao mesmo prêmio, na categoria Samba (2016), dentre outros.

Foto: Sidnei Florêncio

Assista: https://youtu.be/0igYg5_WmV0

SERVIÇO:
O quê: Friday Blues Sessions com Julio Caldas Trio
Quando: Sexta-feira (20), às 20 horas
Onde: Pub As Divas do Tio Chico Cervejaria Artesanal (Ria José Ribeiro Silva – 106 – Ipitanga)
Quanto: Gratuito

O quê: Julio Caldas na IV Mostra de Jazz Lauro
Quando: Sábado (21), às 19 horas
Onde: Empório 4J (Rua Milena Ramone Alencar Ramos – 15 – Ipitanga
Couvert: R$ 10,00 (dez reais)