Com o lema ‘Ler é uma viagem, embarque nessa!’, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) realiza, a partir das 15h desta quinta-feira, 5 de novembro, a oitava Lavagem das suas escadarias. O evento celebra os 45 anos da atual sede, nos Barris, em Salvador, e o Dia Nacional da Cultura. Nesta edição, a Lavagem da Biblioteca terá a participação do Ilê Aiyê, primeiro e maior bloco afro do Brasil, que celebra 42 anos em 2015.
ile_bnl
Primeiro bloco afro do Brasil, Ilê Aiyê participará do evento/Foto: Sidney Rocharte/Fotos Públicas
Ao mesclar elementos da baianidade e da cultura popular para enfatizar a importância do livro e incentivar o hábito da leitura, a Lavagem também é conhecida como primeira e única ‘Lavagem Profano-Literária’ do calendário baiano. “É a primeira lavagem que reúne o lado religioso-profano do candomblé através da tradição de lavagem de escadarias, que vem dessa religião, com o lado literário, por promover a Biblioteca como um centro de cultura”, explica a diretora da unidade, Ivana Lins.
Com uma programação diversificada, a lavagem vai reunir poetas, escritores, artistas de diversos segmentos e o público geral no bairro dos Barris, onde religiosas do Ilê Axé Jitolú realizarão o já tradicional ritual de lavagem das escadarias do prédio com vassouras, flores e água de cheiro, seguido de apresentações culturais no espaço do Quadrilátero da Biblioteca.
As Garotas de Liverpool, banda cover dos Beatles, os cantores Rogério Gomes, Marcos Weber, e a cantora Savannah Lima também participam do evento, que será encerrado com a apresentação da Banda Aiyê (Ilê Aiyê). De acordo com Ivana Lins, a ação visa aproximar a unidade da população. “É uma festa de rua que torna a Biblioteca uma biblioteca do povo”. A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) é uma unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).