Pelo menos 32 linhas de ônibus que circulam pela ladeira de Cajazeiras 8 terão seus itinerários alterados a partir de terça-feira, 26 de janeiro, quando a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), inaugura a nova ligação viária entre as localidades de Cajazeiras 5 e 10.
Estação Mussurunga é uma das linhas que passam por Cajazeiras/Foto: Alberto Coutinho/Agecom
A medida visa desafogar o trânsito da região, garantindo uma melhora no fluxo de veículos que trafegam no local e gerando uma redução no tempo de deslocamento entre o início da ladeira e a Rótula da Feirinha, para cerca de 10 minutos. Atualmente, o motorista leva algo em torno de uma hora para se deslocar por um trecho de aproximadamente dois quilômetros.
De acordo com a Semob, o início do funcionamento da nova pista provocará interferências nas vias localizadas na região do entorno das rótulas de Cajazeiras 8 e 10 (antiga feirinha), o que causará impacto direto no trajeto executado pelas linhas de ônibus que operam neste local. Segundo o diretor de Trânsito do município, Marcelo Côrrea, a mudança implicará diretamente na qualidade de vida dos moradores do bairro.
“As pessoas vão chegar e sair do bairro com maior comodidade, sem a necessidade de passar uma hora preso na ladeira ou engarrafado na Rótula da Feirinha. Com a construção das novas baias de ônibus e o alargamento da pista na região da antiga feira, os ônibus e carros particulares terão mais espaço de circulação, o que será percebido de forma mais eficaz com o passar do tempo”, explica.
Já o titular da Semob, Fábio Mota garantiu que as mudanças no itinerário das linhas resultarão ainda em outro ganho para a população do bairro, especialmente para aqueles que necessitam do transporte público para se locomover. “Haverá uma redução considerável no tempo de deslocamento dos usuários de ônibus, uma vez que a ladeira de Cajazeiras 8 passará a ter sentido único (subida), o que reduzirá em até 70% o tempo entre este trecho e as demais vias do bairro. Com isso, as pessoas terão uma circulação mais eficiente e perderão menos tempo a bordo da condução”, enfatiza.
O secretário avisou ainda que haverá reforço nas linhas de ônibus do bairro, com o objetivo de desafogar ainda mais o trânsito e evitar a superlotação.
Confira o que muda na circulação dos veículos do transporte público em Cajazeiras:
As linhas oriundas da Estrada do Coqueiro Grande, sentido Rótula da Feirinha, farão o seguinte percurso: Estrada do Coqueiro Grande, Rua Engenheiro Raymundo Carlos Neri, Ligação Cajazeiras 5/10, Via Coletora 3 e, a partir deste ponto, retomam o seu itinerário normal. Serão afetadas por esta mudança as seguintes linhas: Estação Pirajá-Fazenda Grande 3/2 R1; Fazenda Grande 3/2-Lapa; Fazenda Grande 4/3/2-Comércio; Fazenda Grande 4- Lapa; Fazenda Grande 4/3/2-Barroquinha; Fazenda Grande 4/3/2-Ribeira; Fazenda Grande 4/3/2-Pituba; Paripe-Aeroporto; Fazenda Grande 2/3-CAB.
No caso das linhas vindas de Cajazeiras 10, Cajazeiras 11 e do eixo da Boca da Mata, o percurso passará a ser o seguinte: Rua Engenheiro Raymundo Carlos Neri, Ligação Cajazeiras 5/10, Via Coletora 3 e, a partir deste ponto, retomam o seu itinerário normal. A alteração afetará as seguintes linhas: Estação Pirajá-Fazenda Grande 1 e 2 Circular; Cajazeira 11 – Ribeira; Cajazeiras 10-Estação Pirajá; Cajazeiras 11 – Boca do Rio; Cajazeiras 11 – estação Pirajá; Boca da Mata – Lapa; Boca da Mata- Comércio; Boca da Mata-Estação Pirajá; Boca da Mata – Pituba; Cajazeiras 10 – Estação da Lapa; Cajazeiras 11 – Lapa; Fazenda Grande 1 e 2 -Lapa; Cajazeiras 11/10- Comércio; Cajazeiras 11-Pituba; Cajazeiras 11- Narandiba; Cajazeiras 11/Águas Claras-Estação Mussurunga; Fazenda Grande 1 e 2 CAB; Lapa-Castelo Branco/Cajazeiras 8/Cajazeiras 10/Cajazeiras 11/Fazenda Grande 1/ Boca da Mata.
As linhas relacionadas abaixo terão alteração de itinerários diversos:
Cajazeiras 11/Vale dos Lagos: Rua Engenheiro Raymundo Carlos Neri, Ligação Cajazeiras 5/10, Via Coletora 3, Rótula de Cajazeiras 8, Estrada da Paciência, Rótula de Cajazeiras 10, Rua Engenheiro Raymundo Carlos Neri, Ligação Cajazeiras 5/10, Via Coletora 3 e, a partir deste ponto, retomam o seu itinerário normal.
Cajazeiras 11/Águas Claras/Estação Mussurunga R2: Rua Engenheiro Raymundo Carlos Neri, Ligação Cajazeiras 5/10, Via Coletora 3, Rótula de Cajazeiras 8, Estrada da Paciência, Rótula de Cajazeiras 10, Jaguaribe, Estrada do Coqueiro Grande e, a partir deste ponto, retomam o seu itinerário normal.
Estação Mussurunga/Fazenda Grande 1/Boca da Mata: Ao circular pela Avenida Assis Valente acessarão a ladeira que dá acesso à Estrada do Coqueiro Grande (próxima ao SAC), seguindo seu itinerário normal para a estação Mussurunga. O atendimento de Jaguaribe será feito pela linha 1472 – Cajazeiras 11/Estação Mussurunga R2.
Cajazeiras 8/Lapa: Rótula de Cajazeiras 8, Estrada da Paciência- trecho do antigo Hospital Jaar Andrade/atual Hospital ProHOPE), Rótula de Cajazeiras 10, Rua Engenheiro Raymundo Carlos Neri, Ligação Cajazeiras 5/10, Via Coletora 3 e, a partir deste ponto, retomam o seu itinerário normal.
Cajazeiras 8/Estação Pirajá: Rótula de Cajazeiras 8, Estrada da Paciência (trecho do Hospital ProHOPE), Rótula de Cajazeiras 10, Rua Engenheiro Raymundo Carlos Neri, Ligação Cajazeiras 5/10, Via Coletora 3 e, a partir deste ponto, retomam o seu itinerário normal.