Os artistas defensores da arte nordestina abriram o período junino com maestria no último sábado, no Santo Antônio Além do Carmo, durante Arraiá do Luiz

 

O aquecimento para o São João começou com tudo durante a primeira edição do “Arraiá do Luiz”, projeto do artista baiano Luiz Caldas, no último sábado (18). De casa cheia, a Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo, foi palco de um show primoroso de Luiz Caldas, trajado a caráter de cangaceiro, além do convidado especial, o sanfoneiro Dorgival Dantas, que botou todo o público para dançar forró. Em entrevista, o anfitrião declarou que o forró raiz precisa ser resgatado como forma de compreensão da original essência da cultura local. 

Fizeram parte do repertório grandes clássicos como “Asa Branca”, “Olha Pro Céu”, “Forró de Cabo a Rabo”, de Luiz Gonzaga, “Frevo Mulher”, “Eu Só Quero um Xodó” e “Esperando na Janela”. Canções inusitadas também marcaram a noite, como a versão forró de “Vamos Fugir”, composição de Gilberto Gil regravada por Skank, e ainda “Love of My Life” da banda Queen, ao som da sanfona de Dorgival Dantas.

Conhecido pelo apelido de “Poeta do Forró” e nascido em Olho D’água do Borges, no Rio Grande do Norte, Dorgival expressa a felicidade em poder enfim conhecer pessoalmente Luiz Caldas, que é uma de suas maiores  inspirações musicais. Em resposta, Luiz o exalta enquanto defensor da cultura e arte nordestina: “Somos da mesma árvore, estar com Dorgival é certeza de música boa e astral lá em cima”.

“Existem alguns estilos de música que, ao meu ver, devem ser resgatados como eram originalmente. Eu acho que isso vai ajudar os mais jovens a compreenderem melhor a raiz da nossa cultura, da nossa música. E eu fico muito feliz em ver que pude resgatar canções do Trio Nordestino, do Humberto Teixeira, da Patativa do Assaré, junto com o Zé Ramalho, que são os mais novos em comparação a Luiz Gonzaga. É muito legal ver que as pessoas receberam, tiveram uma receptividade muito legal com o show. Vamos para frente, o Arraiá número 2 vai chegar”, destacou Luiz Caldas, em entrevista ao Portal M!.

Vale lembrar que além de ter vários álbuns de forró já lançados, Luiz Caldas teve o saudoso Luiz Gonzaga como seu amigo e padrinho musical. Em 2022, teve seu nome indicado ao Grammy Latino 2022 pelo álbum de forró “Remelexo Bom” na categoria Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa.