Os tambores do bloco afro Malê Debalê serviram de trilha sonora para a entrada da Bahia no movimento “Maio Amarelo”, campanha que visa a redução no número de acidentes de trânsito. A ação surgiu em 2010, após uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu a década de campanhas para diminuir o número de mortos e feridos em acidentes, no mundo, até 2020. O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, e o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detra-BA), Maurício Bacelar, assinaram a carta compromisso do movimento. Cerca de 45 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito, por ano, no Brasil.
“Perdi dois irmãos em acidentes de trânsito. Eles não estavam dirigindo e acabaram sendo vítimas de condutas irregulares de outras pessoas. A Igreja Católica está presente em todas as comunidades e vai ajudar na conscientização de que nós somos responsáveis pelo trânsito que temos”, declarou dom Murilo. Ele disse ainda que a Arquidiocese de Salvador estará “empenhada” em divulgar o “Maio Amarelo”.
Já o diretor do Detran, anunciou a programação das atividades do movimento, cuja marca é um laço amarelo: “Já estamos na mídia e nas redes sociais, divulgando a mensagem que alerta para o comportamento do cidadão ao volante. Vamos realizar ações educativas na capital e em 10 cidades do interior, para estimular a participação de toda a sociedade”.
Durante o evento, 60 entidades dos setores público e privado também aderiram ao “Maio Amarelo”, entre elas, a Câmara Municipal de Salvador, o Banco do Brasil, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Concessionária Via Bahia, APLB Sindicato, Hemoba, Fundação Bradesco, Faculdade Rui Barbosa, Shopping Barra, Polícia Militar, Secretaria de Transportes de Camaçari, e Polícia Rodoviária Federal, além de associações ligadas ao transporte.
No Brasil
O Cristo Redentor, um dos principais cartões-postais do Brasil e considerado uma das novas sete maravilhas do mundo, será iluminado de amarelo neste sábado, 09 de maio. É mais uma iniciativa para chamar atenção ao Movimento Maio Amarelo, que busca colocar o trânsito e a segurança viária como temas para toda a sociedade.
Em todo o Brasil: nas ruas, em campos de futebol, na mídia, nas estradas, nas empresas, nas escolas, por onde se anda pelo país, o Maio Amarelo está presente e começa a contagiar com toda força a sociedade.
A mobilização internacional em prol de um trânsito mais seguro se intensifica nesta primeira semana e acompanhar todas as ações é uma tarefa quase impossível, mas alguns exemplos podem ser citados, num giro rápido por todo o território.