Com parceria firmada durante o São Salvador Fashion Week Kids (SSFWKids), as marcas soteropolitanas lançam juntas coleção inédita para adultos e crianças
Presente no mercado há mais de cinco anos, com peças únicas e acessórios diversos trabalhados em estamparias africanas que valorizam as raízes identitárias afro-brasileiras, a Malikafrica, da empreendedora e gestora cultural Viviane Vergasta Ramos se une em Outubro à marca Empoderados Moda Inclusiva, de Milla Costa, trazendo novidades que prometem ganhar o coração de toda família neste mês de outubro, com o lançamento de nova coleção inédita nomeada Ubuntu, com estamparias exclusivas e opções de combinações para todas as idades. As novidades serão apresentadas durante a Feira Arte e Identidade, que acontecerá no Pelourinho entre os dias 05 e 07, com acesso gratuito e programação diversa reunindo apresentações culturais, mesas literárias, rodas de bate-papo, contações de histórias e feiras de livros, nas praças, ruas e museus do Centro Histórico.
No final de setembro a Malikafrica estreou nas passarelas, a convite da Empoderados, durante o São Salvador Fashion Week Kids (SSFWKids), onde nasceu a parceria para a mais nova coleção. Sob os pilares da Economia Circular, priorizando o reaproveitamento de tecidos e reuso de materiais recicláveis, a Malikafrica é mais um exemplo da força do empreendedorismo local e feminino, e foi criada em parceria com a também empreendedora Cátia Larissa para atender as demandas do crescente e sempre surpreendente mercado de moda afro-brasileira. Em 2023 a marca se expande, com a chegada de Dayô, filho da empreendedora e CEO da marca, Viviane Ramos, que também é sobrinho e afilhado do ator Lázaro Ramos, consumidor assíduo das peças exclusivas. Com um diversificado catálogo de produtos como bijuterias, bolsas, tiaras, carteiras e camisas com provérbios africanos, a Malikafrica tem como propósito ressaltar a beleza afro-brasileira através de produtos inovadores e confeccionados artesanalmente.
“Nossa maior motivação sempre foi conseguir traduzir em cada peça, as raízes e resistências do povo negro. Agora queremos expandir nossa cartela de produtos e clientes, com peças originais não só para mulheres e homens, mas também para crianças, principalmente brincando com essa coisa das peças combinadas para toda a família”, conta Viviane Ramos.
Sobre o incentivo constante do irmão e artista, ela ressalta: “Lázaro é meu irmão e também grande parceiro. Em 2021 tivemos a honra de fazer parte do figurino do espetáculo ‘A Viagem da Caixa Mágica’, um momento simbólico e especial sobretudo para a cultura baiana, em meio a pandemia, quando inauguramos a nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves. Nosso desejo é que a marca seja referência em nossa cidade e no nosso país, alavancando principalmente o trabalho de mulheres empreendedoras como Milla Costa, da Empoderados, que é uma marca incrível e muito inovadora”, comemora.
CEO da Malikáfrica, Viviane Vergasta Ramos, é formada em Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura pela UFBA (2011), Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC (2013) e Empreendedora Cultural pelo Instituto Mídia Étnica – IME (2015). Atua na área de produção cultural desde 2009 e com Gestão da cultura desde 2014, com experiências nos setores público e privado, além de trabalhos realizados em Coletivos Culturais. Em 2019 participou do curso de extensão em Gestão e Modelagem de projetos pela Baiana Business School e desde 2017 atua como Assessora Estratégica de Gestão da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Em 2023, amplia a Malikafrica com novas coleções e parcerias, contemplando públicos de idades diversas.
Saiba mais sobre as marcas baianas através das suas redes e canais:
@malikafrica @empoderadosmodainclusiva
Feira Arte e Identidade: @arteeidentidadeoficial
Mais informações: 71 99274-2834