Kamila Cerqueira, 14, e Stephany Iara, 12, são estudantes, moradoras da comunidade de Castelo Branco e possuem um amor em comum: o karatê. Dedicadas, não perdem uma aula do Projeto Escolinha de Esporte, realizado em parceria com a Humana Brasil, no Centro Social Urbano do bairro.

A paixão e o esforço de ambas rendeu frutos. As meninas foram convocadas pela Federação Baiana de Karatê para participar do Campeonato Brasileiro de Karatê Educacional, que irá acontecer entre os dias 26 e 28 de agosto, em Paragominas-PA.

Na vida de Kamila, o karatê se faz presente desde cedo. “Eu faço karatê desde os 10 anos e desde sempre eu me dediquei muito. Eu quero ir para o campeonato para competir e representar a minha academia e o Projeto. Tem poucas meninas no Karatê e eu quero também dar o incentivo que qualquer um pode participar, independente da idade ou sexualidade”, afirma.

Para que possam conquistar este título e serem uma inspiração para mais meninas, a Humana Brasil está promovendo uma campanha para cobrir os custos da viagem e por meio desta corrente do bem, ajudar Kamila e Stephany a representar Castelo Branco e o Projeto no campeonato.

Stephany também deixa o seu recado. “O karatê não é só aprender a lutar e a se defender, é disciplina também. Quero convidar meninas e meninos para fazer karatê, pois é muito bom, você vai aprender mais sobre a educação e disciplina”.

A Humana Brasil é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2007 com a finalidade de construir, junto com as pessoas, comunidades mais sustentáveis e resilientes, por meio de projetos em parceria com municípios, Estados, parceiros internacionais e empresas privadas.

Com uma pequena quantia, todos podem contribuir imensamente com os custos da viagem.