Café com Energia! Empresários do setor de petróleo, gás e energia, em Salvador, traçam o cenário econômico e conhecem as perspectivas para 2014. A sexta edição do evento, que reune cerca de 70 participantes, também serve para apresentar resultados e ações realizadas pelo projeto de Adensamento da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae, promovido em parceria com a Petrobras.
O Café com Energia ocorreu na capital baiana na semana passada e um dos participantes, o empresário Eduardo Bastos, que atua no setor de petróleo e gás há 25 anos, destacou a importância do projeto e de ações de estímulo ao associativismo para o setor de petróleo, gás e energia. Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Union Energy, empresa especializada em consultoria e serviços de negócios internacionais, ele já opera em estados além da Bahia, a exemplo do Rio de Janeiro e São Paulo, e fora do Brasil, em países como China e Colômbia.
“Esse café é uma das ações do projeto do Sebrae, que engloba ainda atividades como consultorias, qualificação e participação em feiras. É muito importante qualquer iniciativa que reforce o associativismo e cooperativismo. Empresas alinhadas e articuladas ganham representatividade e aumentam a competitividade do setor”, explicou.
Bastos também assumiu a coordenação executiva da RedePetro Bahia, associação civil sem fins lucrativos que busca potencializar a geração de negócios das empresas e instituições da cadeia produtiva de petróleo e gás na Bahia.
A gestora do projeto de Adensamento da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia no Sebrae, Aline Lobo, explica que a ação já atende a mais de 200 empresas e tem como objetivos principais o fortalecimento da cadeia produtiva e inserção das micro e pequenas empresas de forma competitiva no mercado.
“Os resultados do trabalho realizado pelo projeto foram favoráveis. Trabalhamos com ações de mercado, de estímulo à cooperação e inovação, e capacitação empresarial, estimulando assim um aumento da competitividade das empresas participantes”, contou.
O projeto de Adensamento da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia conta com o apoio do governo da Bahia, Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), RedePetro Bahia, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Os empresários podem obter mais informações pelo telefone (71) 3320-4509.
*Agência Sebrae