Wanda Chase, de 74 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (03), a jornalista e apresentadora estava internada no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, quando foi submetida a uma cirurgia de aneurisma da aorta, no qual não resistiu. A repórter se consolidou como a personificação da representatividade e do ativismo do movimento negro no estado.

A informação da partida de Wanda foi confirmada pelos familiares através das redes sociais da apresentadora. O velório acontece nesta sexta (04), por volta de 13h, no cemitério Campo Santo, no bairro da Federação.

Natural de Manaus, região Norte do país, com passagens profissionais como Rede Manchete, TV Cabo Branco e Rede Globo Nordeste. Foi através da comunicação que Wanda chegou a Salvador, no ano de 1991, trazendo consigo a experiência que ajudara a construir uma identidade do modo de fazer jornalismo no estado.

Durante 27 anos, a jornalista foi o rosto das principais reportagens da editoria de cultura da TV Bahia, sobretudo a imagem negra, sinônimo de representatividade, em uma época em que não existiam debates sobre a diversidade racial nas telas.

Wanda chegou a ser assessora do grupo Olodum, nunca se aposentou das telas, sempre manteve-se fiel ao seu público, seguiu como colunista do Ibahia, participou de grandes coberturas carnavalescas em emissoras como: TVE, TV Aratu. No ano em que se comemora 40 anos da axé music, sua última aparição pública foi no carnaval deste ano, pelo Jornal A Tarde.

Querida no meio artístico, algumas personalidades da mídia publicaram em suas redes sociais homenagens:

“Wanda, querida, neste vídeo você está chorando emocionada ouvindo “Exalou” no carnaval e, hoje, menos de dois meses depois, a Bahia chora com saudade de você. Sua partida foi repentina, mas sua marca está aqui neste lugar para sempre.”, Afirmou Daniela Mercury.

“Essa imagem diz muito dos nossos encontros sempre muito especiais. Wanda além de uma grande comunicadora sempre carregou um grande coração . Uma mulher de grande retidão, de um olhar jornalístico inquieto e justo. Wanda sentiremos falta da sua força da sua grande inteligência e do seu coração gigante . Vá em paz minha amada amiga.”, relatou Ivete Sangalo.

“Darling, foi uma surpresa triste esta madrugada para nós. Mas o que você nos deixa de alegria é contagiante, e é assim que nós vamos vê-la: com essa grande generosidade, esse grande coração, de olhar para todos, sem distinção.”, Carlinhos Brown.