Conectado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto, que acontece na Costa do Cacau e zona rural, reforça a importância da democratização da cultura e da produção artística sustentável
Itacaré, cidade no sul da Bahia que tem se consolidado como destino turístico sustentável, vai receber, de 18 a 20 de abril, pelo segundo ano consecutivo, o Música na Árvore Solar Instrumental, evento que une arte, sustentabilidade e formação cultural. O projeto, que já percorreu várias cidades do Brasil e três países da Europa, chega a Itacaré, com atrações musicais e oficinas formativas para o público da cidade, localizada na Costa do Cacau, e também para duas comunidades da zona rural, Vila Marambaia e Taboquinhas.
Idealizado por André Trindade, o Música na Árvore Solar conta com direção musical do trompetista João Vianna e direção geral de Robson Assis. A iniciativa tem patrocínio da EMGEA, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, GEOSOL, GSL, Cia do Terno, Mais 60 e da Associação dos Profissionais da Música de Itacaré (APMI).
Com a proposta de promover a cultura de forma sustentável, o projeto conta com matriz energética fotovoltaica e toda energia consumida para a realização dos shows é obtida através de um carro que funciona como uma estação solar equipado com placas solares e um sistema avançado de armazenamento. “É um projeto que usa energia limpa, a energia solar é a fonte para alimentar o sistema elétrico dos shows, reduzindo a emissão de carbono e contribuindo para a transição energética’, explica o produtor cultural André Trindade, idealizador do projeto.
O projeto tem na sua programação shows e atividades formativas que promovem o acesso à cultura e incentivam a preservação da natureza. “É uma celebração da arte e da consciência ambiental”, afirma Robson Assis, Diretor desta etapa. Por seu pioneirismo, ao aderir a transição energética para realizar um evento não poluente, o projeto foi premiado pelo IMEC (Instituto Mineiro de Engenharia e Tecnologia) em 2022.
Banda No Stress
Um dos destaques da programação é a banda No Stress, resultado de um intercâmbio entre músicos mineiros e baianos. O show promete uma interação intensa com o público, unindo energia e virtuosismo. A apresentação celebra a riqueza dos sotaques musicais brasileiros ao promover um encontro único de estilos e trocas culturais que evidenciam todo o potencial da música nacional. A No Stress nasceu durante a pandemia de Covid-19, quando o músico e produtor musical mineiro João Vianna fez inúmeras apresentações com seu trompete em Belo Horizonte, aproximando famílias de pessoas em isolamento social através da música.
Para a apresentação em Itacaré, João convida os músicos baianos Everaldo Passarinho (guitarra), Marcinho Bass (baixo), Tici Belmonte (percussão) e Alexandre Chaves (teclado e sax). O show terá um repertório dançante, com pop rock, MPB e jazz instrumental. “A interação com o público e a energia da fusão entre os estilos musicais de Minas e Bahia prometem uma experiência única”, declara João Viana, que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira, dentre eles Lulu Santos (gravação do CD Assim Caminha a Humanidade), Skank (gravações e shows entre 1991 e 2000), Pepeu Gomes, 14 BIS, Paulinho Pedra Azul, Banda Vil Metal e Grupo Latinamérica.
Evento alinhado com a Agenda 2030 da ONU
O Música na Árvore Solar destaca-se não apenas pelo formato inovador, mas também por sua conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente na promoção de energia limpa e acessível (ODS 7) e cidades sustentáveis (ODS 11). “Nosso desafio é realizar um evento cultural alinhado com as melhores práticas sustentáveis”, afirma André Trindade.
O projeto também tem consolidado sua missão de fortalecer a música independente e descentralizar a produção cultural. Ao expandir suas atividades para a Bahia, o Música na Árvore Solar ampliou seu alcance, valorizando artistas independentes, descentralizando a produção musical e criando novas oportunidades para músicos e públicos fora dos grandes centros urbanos. O projeto já impactou diversas regiões do Brasil, fortalecendo a cena cultural e democratizando o acesso à arte.
O Música na Árvore Solar já teve edições em Brasília, Belo Horizonte, Itaúna, Teixeiras e Viçosa, dentre outros municípios, além de já ter circulado pela Inglaterra, Portugal e Suíça.
“A cidade de Itacaré tem se destacado por várias iniciativas sustentáveis e está totalmente alinhada com nosso propósito de realizar um evento democrático, acessível a todos e que respeite o meio ambiente”, destaca André Trindade.
Programação Musical:
18 de abril (sexta-feira) – Praça das Mangueiras, Itacaré
– 16h – Charanga da Alegria: grupo que resgata a energia dos antigos carnavais e apresenta uma mistura vibrante de ritmos populares brasileiros. Criada em 2012, em Itabuna, a Charanga da Alegria leva sua energia contagiante a festivais e eventos por toda a Bahia.
• 18h – Show No Stress: o trompetista João Vianna e Robinho Batera convidam os músicos baianos Everaldo Passarinho (guitarra), Marcinho Bass (baixo), Tici Belmonte (percussão) e Alexandre Chaves (teclado e sax) para apresentar um repertório dançante, misturando pop rock, MPB e jazz instrumental. A interação com o público e a energia da fusão entre os estilos musicais de Minas e Bahia tornam esse show uma experiência única.
19 de abril (sábado) – Vila Marambaia (Zona Rural de Itacaré)
* 16h – Live performance: Apresentação solo do trompetista mineiro João Vianna, utilizando bases eletrônicas e com uma palestra interativa sobre a história do trompete e suas aplicações na música contemporânea. A apresentação combina bases eletrônicas e trompete, proporcionando ao público conhecer de perto as possibilidades do instrumento de sopro.
20 de abril (domingo) – Taboquinhas (Zona Rural de Itacaré)
* 16h – Show Case e live performance de João Vianna: Apresentação solo do trompetista mineiro, utilizando bases eletrônicas e com uma palestra interativa sobre a história do trompete e suas aplicações na música contemporânea.
Oficinas e atividades formativas
• Cinema Sustentável: oficina sobre produção audiovisual utilizando equipamentos simples, incentivando a criação independente e consciente.
• Aula-show com João Vianna em Taboquinhas, no dia 20, às 16 horas. O instrumentista, com passagens por grupos icônicos como Skank e Pepeu Gomes, apresentará a versatilidade do trompete, sua evolução ao longo dos tempos e suas aplicações em diversos estilos musicais.
SERVIÇO
Música na Árvore Solar Instrumental
Local: Praça das Mangueiras (Itacaré), Vila Marambaia e Taboquinhas (zona rural)
Data: 18 a 20 de abril de 2025
Horário: A partir das 16h
Evento gratuito – Aberto ao público
Instagram: @musicanaarvoresolar