Vestidos de branco, muitos fiéis começaram a chegar cedo na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, na manhã desta quinta-feira (14), para o ato ecumênico que dá início às comemorações em homenagem ao Dia do Senhor do Bonfim. Recebido com queima de fogos, o governador Rui Costa chegou à Basílica acompanhado de secretários de Estado e de outras autoridades para acompanhar o ato inter-religioso. Esta é a primeira vez que Rui participa, como governador, da Lavagem do Bonfim.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

“Tenho muitos motivos para agradecer, principalmente pela saúde da minha família. Também vou pedir paz para todos os baianos e saúde para continuar trabalhando por esse estado”, disse o governador pouco antes do início da missa celebrada pelo padre Jairo de Jesus Menezes.

Entusiasmado com o carinho de milhares de pessoas que o cercaram na chegada à Colina Sagrada, o governador Rui Costa chegou ao adro da Igreja do Bonfim por volta das 12h e tomou o tradicional banho de água de cheiro de dezenas de baianas que o esperavam. “Só tenho que agradecer a Deus pela confiança e generosidade dele propiciar que um homem simples da Liberdade chegasse aqui hoje, após um ano [de Governo], com esse carinho do povo. Espero que ele me dê saúde, paz e serenidade para trabalhar muito pelos baianos”, disse Rui bastante emocionado após nova queima de fogos.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Ao longo de todo o percurso, Rui destacou a emoção em participar – pela primeira vez como governador do estado – da caminhada até o Bonfim. “O coração de todo baiano bate mais forte nesse momento. Desde criança participo do Bonfim, e é uma emoção especial”, disse o governador na sua chegada ao bairro do Comércio, onde participou do ato inter-religioso na Igreja da Conceição da Praia.
Bastante aplaudido durante toda a caminhada, realizada ao lado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e de diversos secretários, Rui reforçou que neste momento de paz e muita devoção, não havia espaço para falar de política: “Ainda temos muito a fazer pela Bahia e não vamos debater política nesse momento de muita emoção. Eu só posso retribuir este carinho com muita garra e dedicação que resultem em ações para continuar melhorando a vidas das baianas e baianos”, disse Rui.