O 08 de Março marca o reforço no time de colaboradores do Catado de Cultura, com série de matérias especiais sobre mulheres empreendedoras da cultura e do lazer

Elas são jornalistas, amigas de longa data e as responsáveis pelo Curiando o Rolé, um perfil de dicas culturais, turísticas e gastronômicas no Instagram. A partir de agora, Fabiane Pita e Fernanda Santana também vão escrever para o Catado de Cultura e trazer para você, leitor, as histórias de pessoas e lugares por onde esta dupla de jornalistas curiosas passa. 

Como a estreia aqui foi programada para 8 de março – Dia Internacional da Mulher, elas resolveram produzir uma série de matérias sobre mulheres empreendedoras dentro do universo da cultura e do lazer. É uma forma de aprofundar as reflexões sobre o universo feminino e conhecer diferentes experiências de transformação pessoal e compromisso social. Serão três histórias publicadas sempre às segundas-feiras, durante o mês de março.

Inicialmente, a dupla do Curiando o Rolé foi convidada para assinar uma coluna específica do Catado de Cultura, mas elas preferiram ter mais liberdade. “Na rotina de jornalista, temos acesso a muitos assuntos e encontramos pessoas e histórias incríveis. Não queríamos ficar presas a uma temática. É preciso colocar as histórias no mundo. Jornalista quando tem uma notícia impactante quer que todo mundo saiba”, explica Fernanda.

Fernanda Santana (esq.) e Fabiane Pita (dir.) | Foto: Divulgação

As meninas desenvolvem outras atividades profissionais e tanto o Curiando o Rolé como o Catado de Cultura são espaços para transbordar o que sobra da rotina profissional. “Entre uma pauta e outra do trabalho, sempre descobrimos boas histórias que não cabem no perfil das empresas em que trabalhamos, mas que são ótimas para o Curiando e agora para o Catado”, revela Fabiane.

Fabiane ainda complementa. “Apesar destas atividades paralelas ainda não gerarem receita, nós as fazemos com a mesma seriedade que temos com o nosso trabalho formal. O jornalista sabe que o seu compromisso é com o leitor e por ele busca a melhor informação”.

Foto: Divulgação

Nanda e Fabi, como são chamadas pelos amigos e seguidores, foram colegas na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e sempre estiveram envolvidas em projetos paralelos às careiras profissionais. Logo que se formaram participaram de projetos de leitura crítica dos meios de comunicação e ações de voluntariado através da comunicação. 

Em 2019, nasceu o Curiando o Rolé, um espaço onde elas contam as curiosidades e dicas dos passeios que fazem por Salvador e se rolar uma viagem para outra cidade, o assunto também vai parar no perfil.

Com a pandemia, foi impossível manter a rotina das saídas e a dupla voltou o olhar para as histórias humanas. “Somos treinados para ler as pessoas e dentro do que é rotina para elas, encontramos o que é excepcional. Aquilo que é notícia e que transforma o mundo. A gente já falava destas histórias para nossos amigos, agora dividimos com mais pessoas”, conclui Nanda.

Na próxima segunda a dupla volta com a primeira história incrível desta nova saga. Aguarde!

 

Foto capa: Dander Freitas