A maior metrópole do país aparece como destino mais comprado para os dias 07 e 21 do quarto mês do ano
O primeiro feriado do mês cai em uma sexta-feira e já emenda com o final de semana, o 7 de abril, mais conhecido como ‘Paixão de Cristo’ ou ‘Sexta-Feira Santa’. Com tradições, procissões, promessas, troca de ovos de Páscoa e a mesa farta com carne branca, os brasileiros têm o costume de aproveitar a data com amigos e família.
De acordo com o recente levantamento, logo depois de SP, completam o topo do ranking as cidades do Rio de Janeiro, com 9,92% dos turistas e Salvador, escolhido por 5,29% dos viajantes.
Para Bob Rossato, Co-Fundador do ViajaNet, os locais refletem o viés do feriado: “Por ser um dia em que se comemora com entes queridos, as pessoas normalmente tendem a optar por lugares com muitas opções de lazer e entretenimento”, comenta.
Representando o Centro-Oeste e Sul do país aparecem na lista dos mais comprados: Brasília, Porto Alegre e Curitiba. Depois do Sudeste, cidades sulistas são as favoritas entre os turistas, totalizando 5 delas no ranking.
E não é só de viagens nacionais que os brasileiros gostam. Entre os 20 destinos mais desejados, também surgem dois na América do Sul. A famosa cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, e Santiago, capital do Chile, surgem na 14ª e 15ª posição da listagem dos mais procurados para a data, respectivamente.
Conheça os 20 lugares mais buscados para passar as duas datas
Destinos para o Dia de Tiradentes
Comemorado desde 1890, logo após a Proclamação da República, o Dia de Tiradentes, como é chamado o 21 de abril, homenageia Tiradentes, considerado um Patrono da Nação Brasileira. Por ser feriado nacional e, neste ano, cair em uma sexta-feira, os brasileiros programam a viagem para a data e escolhem os destinos que mais os agradam.
Nesse segundo feriado prolongado, as cidades de SP (14,49%), RJ (8,70%) e Salvador (7,25%) também lideram a lista de lugares mais comprados para a data. Encabeçando a primeira colocação nos dois rankings, a cidade de São Paulo tem estimativas positivas para o turismo e economia da região este ano.
A estimativa é de que a economia do setor cresça 7,8% em 2023, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens. O PIB do turismo paulista irá atingir cerca de R$299,4 bilhões, destacando a capital como o maior polo turístico do país.
Os locais internacionais também não ficaram de fora, dessa vez com Santiago (Chile) e Porto (Portugal) presentes nas preferências.
Sobre o ViajaNet
ViajaNet é uma agência de viagens digital brasileira, criada em 2009. Atua no segmento de turismo, ou seja, vende passagens áreas, pacotes de viagens nacionais e internacionais, hotéis, casas de temporada, ingressos, seguro-viagem e aluguel de carros. Tornou-se referência no mercado de viagens on-line e embarcou mais de 5 milhões de passageiros. Em 2022, foi adquirida pelo Grupo Decolar, empresa líder de viagens na América Latina.