A campanha é homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, fruto de uma parceria entre o fotógrafo Fafá M. Araújo, a maquiadora Natalia Cavalcante, o jornalista André Frutuôso, a Katuka Katuka e a modelo Naiara Barros…
Casamentoooo! 3,2,1… O que lhe vem a mente, ao pronunciar essa palavra e pensar neste evento social? Na maioria das vezes ou quase sempre, somos educados e acostumados linkar a marcha nupcial, a noiva vestida de branco, um penteado com cabelo escovado, dentre outras coisas, mas quando uma mulher negra decide casar e levar para seu momento de celebração elementos da cultura negra diaspórica?
É possível encontrar uma maquiadora especializada em pele negra, uma cabelereira que tenha conhecimento sobre cabelos crespos, penteados afros, ou até mesmo turbante, uma costureira que, por meio de amarrações, nós e presilhas crie um vestido para casamento, um fotografo que tenha pleno conhecimento sobre interferência da luz na epiderme negra… Eu acredito que sim!
O casamento é uma das áreas de eventos sociais mais complexas e principalmente para as mulheres negras, porém é notório que há uma mudança, uma segmentação, e tem segmentar mesmo, pois quando se foca em um público é indispensável se especializar e com isso, nota-se que há um tratamento mais cuidadoso. A exemplo disso temos o blog das Noivas Negras, que surgiu a partir dessa falta de oferta de serviço, às mulheres negras que iam casar, mas não se identificavam com esse padrão que preestabelecido na sociedade.
Editorial
Depois dessa parte introdutória, noto que é tempo de despertar, e, se pudesse eu gritaria bem alto, como a força de um ilá, para que todos entendessem que a mulher negra está cada dia mais empoderada e orgulhosa de sua identidade étnica e racial. Esta valorização, sem dúvida, reverbera em seus momentos de celebração afetiva.
Por respeitar e entender que o universo feminino negro precisa estar cada vez mais em evidência, que a maquiadora, Natália Cavalcante, se junta com fotógrafo, Fafá M. Araújo, numa produção sofisticada, para mostrar às mulheres negras que farão um enlace matrimonial, que não precisa se render aos padrões eurocêntricos que estão presentes no “casamento tradicional”.
No conjunto de fotos que faz parte desse editorial de noiva, é possível perceber a elegância da modelo Naiara Barros, com altivez, delicadeza e muito charme, tudo isso graças ao seu look: Penteado, maquiagem, vestimenta, adereço, cenário, acessórios cênicos… Uma noiva/rainha que ao posar para o fotógrafo, consegue traduzir seu status de alteza.
As imagens clicadas por Fafá, conseguem mergulhar num sentimento que é simples e ao mesmo tempo complexo, acredito que todas mulheres negras desejam no dia do seu casamento, no momento de celebração maior, durante aquelas 6h/8h cruciais que vai acontecer tudo, elas desejam estar bem e linda, não para os outros, mas primeiramente para si, depois para seu parceiro ou parceira, numa estética que esteja em consonância com seus princípios, conceitos e identidade.
Créditos
Direção Geral e concepção Fafá M. Araújo e Natalia Cavalcante
Produção artística e cenário André Frutuôso
Make up Natalia Cavalcante
Assessórios Katuka Africanidades
Assistente de produção Gabriel Gaspar
Fotografia Fafá M. Araújo
Modelo Naiara Barros