A diversidade musical vai dar o tom das apresentações de *hoje (10)*, da Série de Concertos Bahia Sagrada. Na *igreja de São Pedro dos Clérigos, às 16h,* o público vai ter a oportunidade de se aproximar do universo de um gênero musical marcado pelo drama e a representação teatral com o Núcleo de Ópera da Bahia (NOP). Os solistas Graça Reis Carlos Eduardo Santos, acompanhados pela pianista Débora Limeira e regidos pelo maestro Aldo Brizzi apresentarão um repertório que faz parte de óperas já realizadas no passado pelo NOP, como “Oratório de Santo Antônio”, “Ópera dos Terreiros” e “Treemonisha” ou programadas na temporada atual: “A Flauta Mágica”, “Oratório de Santo Antônio” e “Jelin”.
*Em seguida, às 18h30,* o duo de clarinete e violão de *Ivan Sacerdote e Felipe Guedes* se apresenta na igreja de São Francisco. Choro, Bossa, Baião, Samba-Reggae, Ijexá e Samba-Chula são alguns dos inúmeros estilos musicais que podemos encontrar no Brasil. Partindo dessa diversidade, os instrumentistas terão como plano de fundo o Jazz, a canção brasileira e o universo das rodas de choro para explorar os caminhos da improvisação.
*As duas apresentações de hoje (10), contam com a audiodescrição e intérprete de Libras garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva*. Financiados pela Chesf via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e com apoio da Arquidiocese de Salvador, os concertos Bahia Sagrada oferecem uma experiência inédita ao transformarem os espaços das cinco igrejas escolhidas com iluminação especial. Os repertórios de todos os concertos dialogam com a cultura baiana e com a arquitetura das igrejas. Dez atrações de destaque nacional e local ocupam esses espaços com apresentações que vão misturar música instrumental, orquestra e canto coral, em repertórios que vão de Villa-Lobos a axé music, passando por rock progressivo.
No dia de cada apresentação haverá a distribuição de ingressos gratuitos, no local, uma hora antes do início do concerto. Alguns concertos ainda tem ingressos on-line disponíveis no site sympla.com.br/bahiasagrada .
PROGRAMAÇÃO COMPLETA*
10 de julho, às 16h – Núcleo de Ópera da Bahia na Igreja São Pedro dos Clérigos
10 de julho, às 17h30 – Ivan Sacerdote e Felipe Guedes na Igreja São Francisco
15 de julho, às 19h – Gabriele Leite e Edu Gutterrez na Igreja Nosso Senhor do Bonfim
16 de julho, às 17h30 – André Mehmari e Rafael Cesário na Igreja São Francisco
16 de julho, às 19h30 – Chico Brown na Igreja São Francisco
17 de julho, às 16h – Coro Juvenil do NEOJIBA na Igreja Nossa Senhora da Conceição
17 de julho, às 18h30 – Coro Ecumênico da Bahia na Igreja Nossa Senhora da Conceição