Por Curiando o Rolé
Museu do Mar apresenta a vida do velejador Aleixo Belov e motiva a realização de sonhos
Qual o seu sonho e como você irá concretizá-lo? Esta é a provocação feita ao visitante do Museu do Mar, espaço recentemente inaugurado em Salvador, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo. O museu conta a história do velejador Aleixo Belov, que fez cinco viagens de volta ao mundo de barco e neste momento está com a tripulação no mar para a sexta volta ao mundo.
Belov tem 79 anos, é ucraniano, veio para o Brasil ainda bebê e a cidade de Salvador foi a base para a sua história de vida. Começou a velejar ainda adolescente, estudou engenharia na Faculdade Politécnica da UFBA, virou engenheiro civil e em paralelo, traçou cada passo necessário para concretizar um sonho: viajar de barco ao redor do mundo e trazer para os jovens do Brasil as histórias dos lugares por onde passar.
Aleixo é um dos principais velejadores do país e recebeu da Marinha do Brasil, o certificado de primeira pessoa a dar a volta ao mundo sozinho em uma embarcação de bandeira brasileira. No museu, além de conhecer a vida de Belov, há obras de arte dos lugares por onde ele passou, instrumentos de navegação, fotos das viagens e o Três Marias, o barco que o próprio construiu e usou para três das viagens de volta ao mundo.
Guias super disponíveis e uma sala de vídeo trazem mais informações que complementam a visita. Uma lojinha com os livros de Belov e uma cafeteria fecham a experiência.
Funcionamento de terça a domingo das 10 às 18h. O último grupo a entrar é às 17h.
Ingressos: R$ 20,00.
Meia: R$ 10,00 (estudantes, maiores de 60 anos, crianças e jovens de 6 a 14 anos; jovens de 15 a 29 anos inscritos no CadÚnico, professores da rede pública; pessoas com deficiência).