O tempo do novo início: eis a Páscoa. Ele foi além do sepulcro! Sim, a Páscoa é essa celebração magnífica do ir além, do renascer, do recomeçar, do reviver de novo. Ele, Jesus Cristo, venceu a morte na cruz, rompeu os limites e fez a pedra que trancava o sepulcro rolar. Ele ressuscitou, aleluia, aleluia! Este é o real sentido da celebração pascal: Cristo venceu a morte e nós, com Ele, também vencemos.

Encenação da Ressurreição de Cristo... | Foto: Flickr

Encenação da Ressurreição de Cristo… | Foto: Flickr

Para além dos ditames mercadológicos, que levam adultos e crianças a correrem para supermercados e casas de chocolates na tentativa de garantir seus ovos da Páscoa recheados – hoje em dia até com cocada, mousses e oleaginosas -, essa celebração nos faz reviver a Ressurreição de Cristo.

“Às vezes, a escuridão da noite parece envolver a alma e pensamos: ‘Já não há nada a fazer’! E o coração sente-se sem forças para amar. Mas justamente naquela escuridão, Cristo acende o fogo do amor de Deus: uma centelha rompe a obscuridade e anuncia um início. A pedra da dor é abatida, deixando espaço à esperança. Eis o grande mistério da Páscoa”, revela o papa Francisco.

A Páscoa é um novo início. É a oportunidade que o Senhor nos dá, ano a ano, para recomeçarmos, como nos exorta o santo padre: “Nossa vida não termina na pedra de um sepulcro, ela vai além, com a esperança. Como cristãos, somos chamados a ser sentinelas da manhã”.

É preciso não apenas celebrar a Páscoa, mas entrar neste mistério de Cristo. Temos que fazer dos nossos sentimentos, nossos atos, nossos pensamentos, os de Jesus. E, como Ele, romper os grilhões daquilo que mais nos aprisiona e, simplesmente, recomeçar. Feliz Páscoa!