Depois do Câncer de Mama e da leucemia, agora é a vez de dar um nocaute na desinformação sobre a Síndrome de Down

O próximo dia 21/03 é o dia Internacional de Síndrome de Down. A data foi escolhida porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). Em Salvador, um evento chamará atenção ao dia. No sábado, dia 12, a partir das 8h, acontece o Pegue Leve no Parque Costa Azul. No evento, palestra de conscientização sobre o tema, aulas de boxe com Jailson Santos, aula de capoeira e dança.

Oficialmente estabelecido em 2006, o dia 21 de março tem a finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.

No dia do pegue leve estarão nomes como da assistente social Lívia Borges, Coordenadora serdown Bahia e diretora Nordeste da FBASD ela é uma das palestrantes do evento. No local ainda estará Álvaro Borges Neto, portador da síndrome, estudante de educação física, faixa roxa em jiu-jitsu, praticante de boxe há dez anos, diretor de relações públicas da SerDown e autodefensor pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.

Nesta edição a médica convidada foi a dra Tatiana Amorim. Professora de genética no curso de medicina da Uneb, é médica Geneticista, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Científica e Coordenadora do Serviço de Referência em Doenças Raras da APAE Salvador. Tem pesquisas nas áreas de Genética Clínica, Triagem Neonatal, Triagens Populacionais, Fenilcetonúria, Doença da Urina do Xarope de Bordo, Galactosemia, Hiperplasia Congênita de Supra-renais, Erros Inatos do Metabolismo e Doença Falciforme.

Revelado em 1999, o ex-pugilista Jailson Santos segue sendo o anfitrião. No currículo, nocauteou o paulista Adriano dos Santos, ficando com o cinturão na categoria “leve”. Jailson treinou grandes ícones do MMA, a exemplo de Vitor Belfort, Minotauro e Minotouro. Com a experiência de já ministrar classes para vários alunos, o professor foi bicampeão baiano, brasileiro e do Norte-Nordeste de Boxe e antigo sparring (oponente nos treinos) de grandes estrelas do MMA.O dia ainda contará com a capoeira do Mestre Valmir e a dança de Xand Dance.

A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down. A Síndrome de Down não é uma doença, e não impede que o indivíduo tenha uma vida social normal. Por um decreto de lei nacional, a criança com Síndrome de Down deve ser matriculada em escola regular.

O Pegue Leve visa chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down.
No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.

O Projeto Pegue Leve é uma iniciativa da Mais Ações Integradas tem o objetivo de elevar temas como as campanhas da OMS (Organização mundial da saúde) para a sociedade como um todo, levando informação, conscientização e principalmente prevenção.

Agenda
Projeto Pegue Leve
DATA: 12/03/2022 (sábado)
PERÍODO: 8h às 12h
ESTIMATIVA DE PARTICIPANTES: 600
LOCAL: PARQUE DE COSTA AZUL
Endereço: Rua Arthur de Azevêdo Machado, Costa Azul -CEP 41760-000
ORGANIZAÇÃO: MAIS AÇÕES INTEGRADAS