Transformando paixão em prato temático, Romeu e Julieta no Sertão é um dos 59 petiscos inscritos no Concurso Comida Di Buteco 2025, que começa nesta sexta-feira, 11
“Torresminho” para afiar os dentes, enquanto os drinks e a cerveja fazem anéis de água na madeira. O Zeca Pagodinho na TV e os óculos escuros postos à mesa não mentem, o baiano ama um boteco. E por falar em amor, um prato que já está fazendo sucesso entre os casais encontra-se na esquina da Rua Nadir Mendonça, nº 16, em Pituaçu: o “Romeu e Julieta no Sertão” do Boteco da Mídia — campeão do concurso Comida di Buteco 2024.
Mas não se engane. Os vencedores da 16º edição da etapa regional em Salvador têm um desafio pela frente, o de convencer o paladar aguçado do “soteropolitano butequeiro” frente a outras iguarias dos novos e antigos participantes. Pondo em cheque a coroa do Boteco da Mídia, turistas e baianos têm a chance de provar os 59 pratos especiais do concurso, que começa oficialmente nesta sexta-feira, 11, e vai até o dia 11 de maio.
O concurso é acirrado entre os donos de bar, mas nem um pouco difícil para os degustadores de plantão. Para se ter noção, “Romeu e Julieta no Sertão” trouxe para este ano uma combinação ímpar de carne suína, purê de banana, queijo coalho com goiabada e bacon acompanhado de molho ferrugem. Já o Crisana, boteco participante de Canabrava, traz nada além do que 2 andares de carne nordestina com farofa, geléia de rubras, pão e molho da casa pelo “Mineirando na Bahia”. E se tem boêmia, tem Rio Vermelho. O Chão Boteco, traz um trio de petiscos originados do mar, lulinha crispy, salada de bacalhau e atoladinho de camarão, acompanhados de beiju crocantes servidos na jangada “Oferenda ? Vida de pescador”.
Mas nem só de água na boca viverá o povo. A magia por trás da culinária raiz de boteco vai muito além do lucro, ela contempla as vivências dos donos de bares, sua relação afetiva com a comunidade e o fortalecimento de polos criativos e econômicos locais. Para o casal juntos há quase 10 anos, Ricardo Santiago e Juliana Oliveira, donos do Boteco da Mídia, o Comida di Buteco ajuda o empreendedor de bar raiz com números, visitas, visibilidade dos negócios e o mais importante, resgata valores passados entre gerações de famílias, desde as fundações dos bares ao contato com os primeiros clientes.
“Iniciamos nossa jornada com o Comida di Buteco lá em 2016, então já é uma parceria de longa data. Nós nos dedicamos muito ao concurso pois sabemos como ele ajuda aquele empreendedor que tem um boteco raiz. Como dizem, ele transforma vidas. Ele transformou a nossa”, afirma Juliana.
Questionados sobre o processo criativo do prato “Romeu e Julieta no Sertão” em comemoração à temática dos 25 anos do Comida di Buteco, Ricardo apressou-se em declarar o amor pela história que construiu junto a Juliana, enquanto donos de bar. “Nesses quase 10 anos juntos, aprendi todos os ingredientes que ela gosta, então fiz questão de preparar como seria um Romeu e Julieta no Sertão, com tudo que ela ama. O resultado é maravilhoso. O alface por debaixo do queijo coalho e goiabada, juntinhos, enrolados no bacon e acompanhadas de porções de carne suína com purê de batata. Essa é a alegria dela, minha e agora do público participante”, ri.
Durante a apresentação do prato romântico, Ricardo afirma de modo bem-humorado que não há uma maneira correta de degustar o petisco. “É misturar tudo galera e sentir o sabor no paladar”, brinca. Sob ambientes ornamentados, cervejas geladas, bandeirolas que remetem ao ambiente da Copa do Mundo, cheio de banners, slogans, mensagens de patrocinadores e muita receptividade ao público, o Comida di Buteco pretende transformar ainda mais os bares locais e a cultura de boteco dos soteropolitanos.
Essa é a linha de raciocínio proposta pelo coordenador regional do Comida di Buteco em Salvador e Lauro de Freitas, Max Rogers. “Bora botecar, Salvador! Tá tudo pronto pra esse mês que a gente tanto ama que é o mês dos butecos, com petiscos caprichados, butecos cheios de história e aquele clima gostoso que só a nossa cidade tem. Então chame sua galera, curta cada experiência e não vá embora sem deixar seu voto. A gente se preparou com muito carinho pra te receber!”, explica.
Ainda motivados a vencer mais um concurso, Juliana explica que o incentivo e o ânimo vem da própria recepção do público. “Essa atmosfera é bem bacana pra gente. Hoje o Boteco da Mídia recebe muita gente de fora, que nos conhecem pelo Comida di Buteco. Temos muito a agradecer. Eu e o Ricardo costumamos brincar assim, que vamos permanecer no Comida di Buteco até o dia que eles quiserem nos botar pra fora”, conclui.
Funcionamento e participantes do Comida di Buteco 2025
Durante 30 dias, a partir desta sexta, 11, o público e os jurados visitarão os bares participantes pelos bairros de Salvador e Lauro de Freitas, votando em quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco tem peso de 70% da nota final, enquanto os outros critérios somam 10% cada. O voto do público vale 50% da pontuação total, e o dos jurados os outros 50%.
Para participar, basta chegar em um dos botecos inscritos no concurso e pedir o prato do “Comida di Buteco 2025”. As iguarias inscritas no concurso terão um valor fixo de R$ 35, garantindo acessibilidade ao público, dinâmicas em dupla e igualdade na competição. Ao final da refeição, os funcionários dos estabelecimentos orientarão aos votos em urnas secretas, que serão apuradas para determinar o vencedor local, que se classifica para a etapa nacional, concorrendo ao título de “Melhor Buteco do Brasil”.
Os botecos participantes encontram-se distribuídos nos bairros de: Santo Antônio Além do Carmo, Praia do Flamengo, Plataforma, Engenho Velho de Brotas, Pernambués, Itapuã, Stiep, Resgate, Nazaré, Barris, Federação, Baixa dos Sapateiros, Stella Maris, Pituaçu, Saúde, Trobogy, Baixa de Quintas, Rio Vermelho, Campinas de Brotas, Boca do Rio, Cabula VI, São Marcos, Dois de Julho, Piatã, Cajazeiras V, Pituba, Canabrava, Capelinha, Vila Laura, Barra, Liberdade, Centro – Lauro de Freitas, Campinas de Pirajá, Campo Grande, São Caetano, Lobato e Solar do Unhão.
O concurso conta com: Cerveja oficial, Eisenbahn; Apresentação da Coca-Cola; Patrocínio da Santander/Getnet, SEBRAE, e Liquigás; Promoção da Tv Bahia/ Globo; e Apoio da Chandon, Smirnoff, Delta, McCain, Germer Porcelanas, Piraquê e Boxnet.
Para mais informações sobre o concurso e bares participantes, acesse comidadibuteco.com.br.