Programação inicia de forma remota, com formações gratuitas em gastronomia

A partir de fevereiro, o público interessado nos diálogos entre cultura e gastronomia terá um bom motivo para estar ainda mais conectado. Durante sete meses, o projeto “Alimento da Alma”, proposto pelo Coletivo Gastrocultura, irá promover atividades formativas no segmento gastronômico e uma vasta programação de performances artístico-culturais, com acesso inteiramente gratuito.

O projeto foi um dos aprovados no Edital de Ocupação e Dinamização dos Espaços Culturais da Fundação Gregório de Matos, no início de 2020, e foi planejado para promover atividades presenciais no Café-teatro Nilda Spencer, que integra o conjunto de equipamentos da Prefeitura Municipal de Salvador – PMS, sob a responsabilidade da FGM. “Alimento da Alma” será a primeira iniciativa a ocupar o espaço, inaugurado em outubro de 2019.

A iniciativa, porém, precisou ser adaptada para se adequar aos protocolos de segurança exigidos pelo contexto da pandemia de Covid-19. Portanto, “Alimento da Alma” inicia suas atividades de forma remota, com cursos de formação em gastronomia. O lançamento oficial do projeto está previsto para o dia 26 de janeiro, terça-feira, às 20h, no perfil oficial do Instagram: @projeto.alimentodaalma.

Cultura e Gastronomia

A programação gastronômica prevê dois cursos de longa duração (160 horas, cada), sendo um com enfoque em ecogastronomia e sustentabilidade e outro em criatividade e empreendedorismo. Serão realizadas também seis oficinas e workshops, com cargas horárias que variam entre 4 e 12 horas, cada, com as seguintes temáticas: Arte e Estética Gastronômica; Alimentação Saudável; Cerveja Artesanal; Cachaça: Patrimônio Cultural; Percurso do Alimento do Campo à Mesa; e Cafés especiais.

Café Teatro Nilda Spencer | Foto: Divulgação

Já a agenda cultural será composta por 16 atrações dos mais diversos segmentos e linguagens, tais como teatro, dança, artes visuais, música, audiovisual, manifestações populares e literatura. As apresentações serão protagonizadas por artistas solo e grupos, que têm a missão de usar a criatividade para estabelecer conexões entre sua arte e o universo gastronômico.

O projeto é uma iniciativa do Coletivo Gastrocultura, formado por Cecília Silva, Isabella Moreira e Ugo B. Mello. “Alimento da Alma – Ocupação Gastrocultural do Café-teatro Nilda Spencer” foi contemplado pelo edital de Ocupação e Dinamização de Espaços Culturais, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Projeto “Alimento da Alma – Ocupação Gastrocultural do Café-teatro Nilda Spencer”

QUANDO: Lançamento (online) dia 26 de janeiro de 2021, terça-feira, às 20h

ONDE: Perfil oficial no Instagram @projeto.alimentodaalma